Mali: Morreu um dos 28 capacetes-azuis togoleses feridos em ataque

Um dos 28 capacetes azuis togoleses feridos na quarta-feira durante um ataque ao seu campo no centro do Mali morreu devido aos ferimentos, anunciou hoje a missão da ONU (Minusma) através das redes sociais.

capacetes azuis, congo

© ALAIN WANDIMOYI/AFP via Getty Images

Lusa
12/02/2021 12:13 ‧ 12/02/2021 por Lusa

Mundo

ONU

Esta morte elevou para seis o número de soldados mortos desde o início do ano ao serviço desta missão de paz da ONU, que é a que regista um maior número de mortos no mundo.

Cinco tinham sido mortos em janeiro por engenhos explosivos improvisados, uma das armas de eleição dos 'jihadistas'.

Na quarta-feira, a base temporária da Minusma perto de Kerena, na região de Douentza, foi inicialmente alvo de um veículo suicida carregado com explosivos, antes do ataque com armas automáticas, disse um funcionário da ONU.

Os militares de manutenção da paz da ONU, que são os principais responsáveis pela proteção dos civis, deram uma resposta "robusta" e receberam apoio aéreo dos helicópteros da missão da ONU, disse o oficial.

A missão não se pronunciou sobre os autores do ataque, embora a área tenha sido cenário da recente atividade 'jihadista' e das intensas operações contra os fundamentalistas.

Dez soldados malianos foram mortos na semana passada na mesma área num ataque ao seu campo atribuído ao Grupo de Apoio ao islão e aos Muçulmanos (GSIM, sigla em inglês), uma aliança 'jihadista' afiliada à Al-Qaida.

Desde 2012 e o surgimento das rebeliões 'jihadistas' no norte, o Mali mergulhou em confrontos que resultaram em milhares de mortos, tanto civis como combatentes, e centenas de milhares de pessoas deslocadas, apesar do apoio da comunidade internacional e da intervenção das forças da ONU, africanas e francesas.

Portugal tem atualmente dois militares na missão da ONU no Mali (Minusma), e outros 17 militares no âmbito de uma missão da União Europeia (EUTM).

Leia Também: Mali: Capacetes Azuis feridos em ataque a base da Minusma subiu para 28

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas