Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha vai fechar fronteiras com Republica Checa e região do Tirol

A Alemanha vai fechar as fronteiras, com algumas exceções, com a República Checa e a região austríaca de Tirol, que registam altas taxas de infeção com variantes altamente contagiosas da covid-19, anunciou hoje o ministro do Interior.

Alemanha vai fechar fronteiras com Republica Checa e região do Tirol
Notícias ao Minuto

16:46 - 11/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

isso que vamos decidir. Está acordado com a chanceler e o vice-chanceler", afirmou Horst Seehofer ao jornal Süddeutsche Zeitung, especificando que essa medida deve entrar em vigor "domingo à noite" e que as exceções estão dependentes das conversações em curso.

Seehofer esclareceu que o Tirol, isolado pelo governo austríaco devido á grande quantidade de casos da variante detetada na África do Sul, e as regiões checas na fronteira com a Alemanha estariam incluídos na lista de territórios altamente afetados pelas mutações do vírus.

Essa lista inclui já vários países como Portugal, Reino Unido, África do Sul ou Brasil, dos e para os quais a Alemanha proibiu a maioria das viagens, desde final de janeiro.

As restrições não se aplicam a alemães que vivam nesses países, nacionais desses países que residam na Alemanha, passageiros em trânsito ou circulação de mercadorias.

Também devem ser definidas exceções com a Áustria e a República Checa particularmente para preservar o estrito intercâmbio económico com esses países.

O governo checo anunciou hoje o isolamento de três cantões, incluindo dois na fronteira com a Alemanha, devido à prevalência da variante detetada no Reino Unido. Os residentes não têm permissão para deixar esses territórios e ninguém poderá entrar neles, salvo exceções, indicou Praga.

Apenas os trabalhadores transfronteiriços checos que trabalham no setor da saúde, essenciais para a região, estão autorizados a entrar na Alemanha.

A Baviera, no sul da Alemanha, tem também uma fronteira comum com a República Checa, mas também com o Tirol austríaco, cuja situação epidémica é considerada muito preocupante por Berlim.

O Tirol, isolado desde quarta-feira pelo governo de Viena, é considerado o maior foco europeu da variante sul-africana.

Em contraciclo, após várias semanas de restrições, as lojas, museus e escolas reabriram nas outras regiões da Áustria na segunda-feira, mesmo que o número de contaminações diárias se mantenha alto (pouco mais de mil).

Por sua vez, a Alemanha decidiu estender as medidas de confinamento parcial até 07 de março, embora as escolas devam reabrir antes, com o dia 22 de fevereiro a ser considerado em várias regiões.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.355.410 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório