Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha, França, Reino Unido e EUA acordam "relançar" relações

Os chefes da diplomacia da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos afirmaram hoje a sua intenção de "relançar" as ligações transatlânticas, na final da sua primeira reunião desde que Joe Biden tomou posse como Presidente dos EUA.

Alemanha, França, Reino Unido e EUA acordam "relançar" relações
Notícias ao Minuto

23:42 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Os ministros dos Negócios Estrangeiros concordaram que desejam relançar a tradicionalmente forte parceria transatlântica e enfrentar conjuntamente os desafios globais do mundo", referem os três governantes num comunicado conjunto, divulgado no final de uma reunião que decorreu num ambiente "confiante e construtivo".

Segundo o comunicado, citado pela Agência France Press (AFP), os ministros europeus e o seu homólogo norte-americano Antony Blinken abordaram ainda o acordo nuclear com o Irão, do qual os Estados Unidos se retiraram em 2018 por decisão da Administração de Donald Trump.

Através do Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Dominic Raab, escreveu que os três países europeus que em 2015 assinaram aquele acordo nuclear "discutiram como uma abordagem unificada poderá responder às nossas preocupações comuns sobre o Irão".

Também o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, usou o Twitter para descrever a o que considerou ser "uma conversa importante sobre o Irão" e sobre como gerir "em conjunto" os desafios do nuclear e de segurança regional.

Na reunião, que decorreu de forma virtual, os ministros tiveram ainda oportunidade de abordar outras questões nomeadamente a pandemia de covid-19, as relações com a China e a Rússia e políticas globais sobre o clima.

Leia Também: EUA anunciam "forte apoio" a candidatura nigeriana para liderar OMC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório