Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Roménia exclui administrar vacina da AstraZeneca a maiores de 55 anos

A Roménia vai administrar a vacina anti-covid da AstraZeneca apenas a pessoas entre os 18 e os 55 anos, indicou hoje o primeiro-ministro romeno, Florin Citu, seguindo o exemplo de mais de uma dezena de países.

Roménia exclui administrar vacina da AstraZeneca a maiores de 55 anos
Notícias ao Minuto

15:22 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Em fevereiro, esperamos receber cerca de 600.000 doses", sublinhou o chefe do executivo romeno sobre a vacina da AstraZeneca, que começará a ser administrada a partir da próxima quarta-feira às pessoas com idade no intervalo definido.

A Roménia é mais um dos países em que a vacina AstraZeneca/Oxford foi aprovada, mas alguns, incluindo mais de uma dezena de europeus, entre eles Portugal, preferiram recomendá-la apenas para pessoas com menos de 65 anos, devido à falta de dados sobre a eficácia em pessoas mais velhas.

O primeiro-ministro romeno explicou que, a partir de hoje, começam a ser distribuídas as primeiras 81.600 doses da vacina.

Questionado sobre a possibilidade de a Roménia seguir os passos da Hungria e da República Checa e opte por comprar também a vacina Sputnik V, da Rússia, Citu respondeu que não, o mesmo sucedendo com as chinesas, indicando que o Governo "fará algo muito melhor".

"Tentaremos produzir a vacina na Roménia", afirmou Citu, que explicou que Bucareste já enviou um comunicado à Comissão Europeia a manifestar "disponibilidade" para a produção em laboratórios romenos algumas das vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (AEM).

"Veremos qual será a vacina que iremos produzir, mas esta é a opção em que apostamos", sublinhou.

Hoje, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade, depois de, domingo, ter recebido um lote de 43.200 doses.

Em Espanha, as autoridades sanitárias locais irão administrar a vacina da AstraZeneca apenas a pessoas até aos 55 anos. 

Na semana passada, e no meio de um conflito contratual da farmacêutica anglo-sueca com a Comissão Europeia, a AEM deu 'luz verde' à utilização da vacina da AstraZeneca/Oxford para ser administrada a adultos a partir dos 18 anos, sem impor um limite superior de idade.

França e Alemanha colocaram nos 65 anos a fasquia para aplicação da vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Uma dezena de países que estão a desaconselhar a administração da vacina contra a doença covid-19 da AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos. 

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.316.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 106 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório