Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Josep Borrell justifica visita à Rússia para manter diálogo

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, defendeu hoje a sua visita controversa à Rússia com a manutenção do diálogo com Moscovo, apontando que diplomatas europeus estiveram em contacto com advogados do opositor russo Alexeï Navalny.

Josep Borrell justifica visita à Rússia para manter diálogo
Notícias ao Minuto

21:17 - 06/02/21 por Lusa

Mundo Josep Borrell

"Os canais diplomáticos devem manter-se abertos, não apenas para desarmar as crises e incidentes, mas também para fazer trocas diretas, transmitir mensagens firmes e francas, sobretudo porque as relações estão longe de ser satisfatórias", declarou, num comunicado.

A Europa condenou firmemente a decisão, esta semana, de um tribunal russo, de condenar a três anos de prisão o militante anticorrupção de 44 anos, e também a repressão contra os manifestantes pro-Navalny que deu origem à prisão de mais de 10.000 pessoas nas últimas semanas.

No entanto, apesar da indignação suscitada pela detenção de Navalny, a visita do Alto Representante da União Europeia para a Política Externa dividiu os estados-membros da União Europeia.

Moscovo anunciou a expulsão de um diplomata polaco, um alemão e um sueco, apenas algumas horas após o encontro de Borrell com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, para falar sobre as relações bilaterais.

A Rússia acusou os diplomatas de terem participado nos ajuntamentos ilegais de 23 de janeiro para apoio a Alexeï Navalny, mas a União Europeia negou todas as acusações.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) disse que irá dar conta do balanço da sua visita aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 países membros a 22 de fevereiro, e que os dirigentes europeus irão discutir as relações tensas com Moscovo numa cimeira em março.

Os diplomatas da UE continuaram "em contacto" com os advogados de Navalny durante a visita de dois dias, indica ainda o comunicado, sem dar detalhes sobre aquela comunicação, nem abordar a questão de novas eventuais sanções a aplicar contra a Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório