Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

GameStop. Líder dos investidores na mira de congressista democrata

Uma congressista democrata e o Estado do Massachusetts querem investigar o utilizador da rede social Youtube que se converteu em líder dos pequenos investidores que levou as ações da GameStop a máximos inesperados em Wall Street, na semana passada.

GameStop. Líder dos investidores na mira de congressista democrata
Notícias ao Minuto

00:12 - 05/02/21 por Lusa

Mundo GameStop

A notícia foi avançada pelo The New York Times, na sua edição impressa.

Keith Gill, conhecido na Youtube como "Roaring Kitty" e na Reddit como "DeepFuckingValue", é objecto de uma investigação aberta pelo Estado do Massachusetts, onde reside, para determinar se desrespeitou alguma norma durante o tempo em que trabalhou para a seguradora MassMutual.

Além disto, a congressista democrata Maxine Waters, eleita pelo Estado da Califórnia, assegurou que vai pedir que Gill, registado como intermediário bolsista no seu Estado, seja ouvido, tal como os responsáveis da aplicação de corretagem sem comissões Robinhood e dos principais fundos de investimento envolvidos no caso GameStop.

Gill investiu em 2019 mais de 50 mil dólares (42 mil euros) em ações da rede de lojas de videojogos GameStop. A valorização deste investimento disparou em janeiro, com a cotação da ação a passar dos 17 dólares do início do mês para os 483 na quinta-feira passada e a finalizar o mês com uma valorização de 1.600% em relação ao início.

Esta subida, resultante de ações dos pequenos investidores desde fórums como o WallStreetBets, na Reddit, provocou que alguns grandes fundos de investimento viram frustrada a sua estratégia de provocar a desvalorização da GameStop, o que lhes causou perdas de vários milhares de milhões de dólares.

A MassMutual, que empregou Gill até dia 28 de janeiro, depois de ter recebido uma carta de demissão no anterior dia 21, assegurou que desconhecia as suas atividades fora do seu trabalho.

Segundo as leis do Estado, um intermediário bolsista registado tem a "obrigação" de informar o seu empregador de atividades externas que possam gerar conflitos de interesse.

Gill, de 34 anos, tem-se mantido fora dos palcos públicos, depois de conceder uma entrevista ao Wall Street Journal, em que falava da sua fama repentina e dos milhões de dólares que lucrou graças ao seu investimento na GameStop, de que falava no Youtube.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório