Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ministros da Investigação e Inovação debatem hoje carreiras científicas

Os ministros responsáveis pela Investigação e Inovação na União Europeia (UE) reúnem-se hoje por videoconferência para debater o reforço do Espaço Europeu de Investigação, através nomeadamente do desenvolvimento de carreiras científicas na Europa.

Ministros da Investigação e Inovação debatem hoje carreiras científicas
Notícias ao Minuto

06:20 - 03/02/21 por Lusa

Mundo UE/Presidência

Realizada no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, a reunião é presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e conta com a participação da comissária europeia Mariya Gabriel, que tutela a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude no executivo europeu.

O principal ponto na agenda, segundo nota oficial, é "aprofundar o debate em curso sobre o reforço da Área Europeia de Investigação (European Research Area - ERA), em particular no desenvolvimento de carreiras científicas na Europa", com vista a "preparar as conclusões a adotar na reunião formal de ministros", no final de maio, em Bruxelas.

Os ministros dos 27 Estados-membros vão igualmente abordar prioridades da presidência portuguesa nesta área, como a relação entre a investigação e inovação e a criação de novos empregos, designadamente através de sinergias entre o programa Horizonte Europa, os programas nacionais de recuperação económica (Next Generation EU) e os fundos estruturais.

No final da reunião, realiza-se uma conferência de imprensa conjunta com o ministro Manuel Heitor, a comissária Mariya Gabriel e o ministro para a Educação e Investigação da Alemanha, Thomas Rachel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório