Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Rússia acusa financiador de fundo contra corrupção de "fraude massiva"

A Rússia abriu um processo por "fraude massiva" contra o empresário ucraniano Alexandr Khomenko, que terá financiado o Fundo de Luta contra a Corrupção criado pelo opositor russo Alexei Navalny, informou hoje o Comité de Instrução russo.

Rússia acusa financiador de fundo contra corrupção de "fraude massiva"
Notícias ao Minuto

09:40 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Navalny

Khomenko, responsável pela empresa Stroi Inzhiniring e pela VIP Servis, está a ser investigado por três presumíveis delitos ao abrigo do artigo 159 do Código Penal russo, que se refere a fraude massiva cometida por um grupo organizado, assinalou a porta-voz do Comité, Svetlana Petrenko, de acordo com a agência Interfax.

Segundo a mesma fonte, Khomenko "forneceu ajuda financeira ao Fundo de Luta Contra a Corrupção e está atualmente escondido na Ucrânia".

O empresário está a ser procurado, acrescentou ainda a porta-voz, que não pormenorizouqual a relação deste caso penal com o fundo de Navalny, declarado agente estrangeiro pela Rússia.

Segundo os investigadores, as empresas de Khomenko e uma escola técnica nos arredores de Moscovo assinaram 10 contratos para uma importante renovação do edifício deste estabelecimento de ensino, em 2017, 2018 e 2019.

O empresário e outras pessoas atuando em seu nome "como parte de um grupo organizado" terão incluído informação falsa sobre o preço da renovação nos documentos, afirmou Petrenko.

"Os cúmplices roubaram dinheiro no valor de mais de 30 milhões de rublos (cerca de 325.725 euros) do orçamento da região de Moscovo para pagar os contratos", disse a porta-voz do Comité de Investigação.

Leia Também: Navalny. Reunião informal do CS da ONU agendada para quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório