Um homem, que testou positivo à Covid-19 em dezembro, foi vacinado contra a doença na passada quinta-feira e morreu poucas horas depois, em Placer, um condado na Califórnia. Não é claro, ainda, se o homem foi administrado com o fármaco da Pfizer ou da Moderna.
A informação foi avançada pelas autoridades na rede social Facebook, que detalharam inclusive que a vacina não foi administrada pelos serviços de saúde oficiais do condado (Placer County Public Health). "Existem várias agências locais, estaduais e federais a investigar ativamente este caso", revelou a polícia.
A força de segurança defende que é ainda prematuro antecipar a causa da morte do homem enquanto são aguardados os resultados da investigação.
A imprensa internacional recorda que várias pessoas tiveram reações alérgicas à vacina contra a Covid-19, apesar de estas serem raras. Na semana passada, a epidemiologista do estado da Califórnia, Erica S. Pan, recomendou que fosse interrompida a administração de um lote da vacina Moderna "por extrema cautela", depois de o fármaco ter causado uma reação alérgica em cerca de dez pessoas.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) já alertou, sublinhe-se ainda, que as vacinas têm alguns efeitos colaterais, incluindo cansaço, dor de cabeça, calafrios e febre, o que indica que "o corpo está a construir a proteção".
Leia Também: Conselho Europeu pede "transparência" a empresas farmacêuticas