Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Inglaterra. Detidos por fraude de empréstimos de apoio à Covid-19

No total, os suspeitos terão conseguido arrecadar pelo menos seis milhões de libras.

Inglaterra. Detidos por fraude de empréstimos de apoio à Covid-19
Notícias ao Minuto

23:35 - 23/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Três homens foram detidos, em Inglaterra, pela National Crime Agency (NCA), no âmbito de uma investigação sobre um esquema fraudulento que envolveu empréstimos de recuperação criados pelo governo britânico para empresas que foram afetadas pela crise económica provocada pela pandemia.

De acordo com o The Guardian, o caso envolve mais de seis milhões de libras (cerca de 6,74 milhões de euros) e todos os detidos trabalhavam na mesma instituição financeira em Londres.

Dois dos suspeitos, de 30 e 31 anos, foram presos no local de trabalho e, o terceiro, também de 30 anos, foi detido em Cameden, em sua casa.

Os cerca de seis milhões arrecadados neste esquema, explicam as autoridades, terão sido conseguidos através de dados e documentos falsos.

"Garantir a integridade do sector financeiro é uma parte vital do nosso trabalho. (...) Profissionais que usam conhecimento especializado para facilitar crimes representam uma ameaça significativa e a NCA vai continuar a trabalhar de perto com os seus parceiros para identificar qualquer pessoas que esteja envolvida em fraudes", afirmou Gary Cathcart, diretor do departamento de investigação financeira na NCA.

É de sublinhar que o governo britânico criou em maio do ano passado uma linha de empréstimos, com juros baixos, para ajudar pequenas e médias empresas a recuperarem da crise económica. Estas empresas podem pedir um empréstimo entre duas mil e 50.000 libras. O governo britânico garante o empréstimo a 100% e nos primeiros 12 meses não há juros associados ao pagamento das prestações. Nos meses que se seguirem, as empresas pagam 2,5% por mês.

Leia Também: AO MINUTO: Portugueses retidos no Reino Unido. 24 mil casos em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório