Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Navalny. Mais de 200 pessoas detidas em manifestações na Rússia

As forças de segurança russas detiveram mais de 200 pessoas nas manifestações que ocorrem em todo o país em apoio ao opositor russo Alexei Navalny, que foi colocado em prisão preventiva após chegar da Alemanha no passado domingo.

Navalny. Mais de 200 pessoas detidas em manifestações na Rússia
Notícias ao Minuto

13:06 - 23/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A polícia de Moscovo realizou hoje a detenção de pessoas que compareceram à Praça Pushkin, no centro da capital russa, antes de uma manifestação de apoio a Navalny.

Uma hora antes da manifestação marcada para as 14:00 (11:00 em Lisboa), a polícia antimotim, presente em grande número, deteve as pessoas que iriam se juntar à manifestação, trancando-as em carrinhas celulares, segundo o relato de jornalistas da agência de notícias AFP.

Pelo menos 20 pessoas foram detidas, sem confrontos, em frente a uma multidão de jornalistas. As forças de segurança de Moscovo avisaram que dispersariam qualquer reunião ilegal.

Em outros lugares da Rússia, pelo menos 200 pessoas foram detidas durante protestos que reuniram centenas de pessoas em muitas cidades, sendo brutalmente dispersas.

A polícia russa já havia detido esta semana, antes das mobilizações, líderes aliados de Alexei Navalny, dois dos quais foram condenados na sexta-feira a curtas penas de prisão.

Alexei Navalny foi detido ao voltar à Rússia no dia 17 de janeiro, depois de cinco meses de convalescença na Alemanha devido a um envenenamento, acusado de violar as medidas de controlo judicial (por estar em condicional, relacionada a outro processo na justiça russa) ao sair do país.

Navalny vai permanecer em prisão preventiva até, pelo menos, 15 de fevereiro.

Vários instituições e países já apelaram à libertação imediata do opositor russo.

Leia Também: Dezenas de pessoas presas em manifestações em apoio ao opositor na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório