Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Navio 'Ocean Viking' resgata mais 149 pessoas ao largo da Líbia

O navio 'Ocean Viking' resgatou hoje de manhã 149 pessoas ao largo da Líbia, poucas horas depois de ter resgatado outras 119 pessoas, anunciou a organização não-governamental (ONG) SOS Méditerranée, que opera a embarcação.

Navio 'Ocean Viking' resgata mais 149 pessoas ao largo da Líbia
Notícias ao Minuto

22:05 - 22/01/21 por Lusa

Mundo Migrações

Os sobreviventes foram resgatados de duas "embarcações em perigo", sendo que estavam "exaustos e entorpecidos pelo frio", segundo a ONG SOS Méditerranée, que esclareceu também que as pessoas foram observadas pela equipa médica do navio.

Entre os resgatados há "pelo menos uma mulher grávida e muitas crianças a precisarem de cuidados médicos", disse a ONG, citada pela agência France-Presse (AFP).

Esta operação eleva assim para 268 o número de pessoas resgatadas pelo navio em menos de 24 horas.

Na quinta-feira, o 'Ocean Viking' resgatou 119 pessoas na sua primeira operação de resgate desde o seu regresso ao mar, sendo que entre os sobreviventes, provenientes da África Subsaariana, estavam 58 menores e quatro bebés, incluindo um com apenas um mês.

O 'Ocean Viking' regressou ao mar na zona de Marselha a 11 de janeiro deste ano, depois de ter sido impedido de operar durante cinco meses na Itália pelas autoridades do país.

Atualmente, o 'Ocean Viking' é o único navio de ajuda humanitária desta ONG na região de Marselha, disse à AFP Sophie Beau, diretora da'SOS Méditerranée, adiantando que "os outros [navios] estão a ser bloqueados pelas autoridades italianas como aconteceu antes com o 'Ocean Viking'".

No total, mais de 1.200 imigrantes morreram em 2020 no Mediterrâneo na tentativa de chegar à Europa.

Leia Também: Migrações. Menina relata a socorristas que atiraram corpo do irmão ao mar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório