Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

França "saúda" proposta de Biden em prolongar tratado New START

A França saudou hoje a decisão do presidente dos EUA Joe Biden de propor à Rússia o prolongamento por cinco anos do Tratado de Desarmamento Nuclear (New START), considerado um "pilar essencial" do controlo dos armamentos.

França "saúda" proposta de Biden em prolongar tratado New START
Notícias ao Minuto

20:20 - 22/01/21 por Lusa

Mundo França

"Esta decisão abre caminho, caso a Rússia se mostre favorável, à manutenção de um pilar essencial da arquitetura internacional de controlo dos armamentos e do desarmamento", indicou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

"Representaria uma preciosa contribuição para a preservação da estabilidade estratégica", precisou o Quai d'Orsay numa referência ao acordo sobre a redução de forças nucleares estratégicas.

Esta renovação "deve ser seguida no imediato da redefinição de uma ambiciosa agenda mais global de controlo dos armamentos e de estabilidade estratégica. Os europeus, que estão envolvidos na primeira linha, deverão desempenhar um papel ativo".

Assinado em 2010 pelos Presidentes norte-americano Barack Obama e russo Dmitri Medvedev, o tratado New START rege parte dos arsenais nucleares dos dois grandes rivais geopolíticos, limitando cada país a um máximo de 1.550 ogivas e 700 sistemas balísticos.

Com data de expiração a 05 de fevereiro, Joe Biden propôs prolongá-lo por cinco anos, contrariando a postura da administração de Donald Trump que propôs um prolongamento condicional de um ano, o tempo de negociar um acordo mais global que incluísse a China. No entanto, as conversações com Rússia e China não foram conclusivas.

Face à proposta, a Rússia "saudou" a iniciativa de Biden, mas referiu que "tudo dependerá dos pormenores desta proposta", que ainda vão "ser estudados".

"Primeiro vamos saber o que os norte-americanos propõem e depois faremos um comentário", disse o porta-voz do Presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório