Apreendidos 370 milhões de cigarros destinados a venda ilegal na UE

Perto de 370 milhões de cigarros destinados à venda ilegal na União Europeia (UE) e avaliados em 74 milhões de euros foram apreendidos, no ano passado, em operações do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), foi hoje anunciado.

Tabaco deixa vestígios no ADN... mesmo passados 30 anos sem fumar

© iStock

Lusa
14/01/2021 12:39 ‧ 14/01/2021 por Lusa

Mundo

2020

Segundo a informação divulgada pelo OLAF, "as operações internacionais envolvendo o organismo levaram à apreensão de quase 370 milhões de cigarros ilegais em 2020", sendo que "a maioria dos cigarros eram contrabandeados de países fora da UE, mas destinados à venda nos mercados da UE".

"Se tivessem chegado ao mercado, o OLAF estima que estes cigarros do mercado negro teriam causado perdas de cerca de 74 milhões de euros em direitos aduaneiros e impostos especiais de consumo e IVA aos orçamentos da UE e dos Estados-membros", acrescenta a entidade em nota de imprensa.

Em causa estão 20 operações em alfândegas nacionais e internacionais durante o ano passado, no âmbito das quais o OLAF participou fornecendo informações sobre a identificação e o seguimento de camiões ou contentores carregados com cigarros declarados erradamente como outras mercadorias nas fronteiras da UE.

Cabe a este organismo trocar informações em tempo real com os Estados-membros da UE e países terceiros e, mediante provas claras de que as remessas se destinam ao mercado de contrabando da UE, as autoridades nacionais estão prontas e aptas para intervir e detê-los.

Em concreto, em 2020, um total de 368.034.640 cigarros destinados à venda ilegal na UE foram apreendidos em operações envolvendo o OLAF, dos quais 132.500.000 foram confiscados em países fora da UE (principalmente Albânia, Kosovo, Malásia e Ucrânia) e os outros 235.534.640 cigarros foram já detetados em Estados-membros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas