Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Encontro Costa-Von der Leyen no arranque da visita da Comissão a Lisboa

Um encontro entre o primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia marca o início da visita, na sexta-feira, de uma delegação do executivo conunitário a Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

 Encontro Costa-Von der Leyen no arranque da visita da Comissão a Lisboa

A tradicional visita do colégio de comissários ao país que assume a presidência semestral rotativa do Conselho foi adaptada devido à pandemia de covid-19, realizando-se em formato reduzido, com a presidente da Comissão Europeia a encabeçar uma delegação que inclui oito comissários, e não a totalidade do colégio, e o programa reduzido a um dia, em vez dos habituais dois.

Na sexta-feira, depois do encontro entre o primeiro-ministro, António Costa, e a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, os membros das duas delegações participam numa sessão plenária, após a qual António Costa e Ursula von der Leyen dão uma conferência de imprensa conjunta, prevista para o princípio da tarde no Centro Cultural de Belém (CCB), sede da presidência portuguesa.

Segundo o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mammer, a presidente da Comissão terá também encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Von der Leyen será acompanhada na sua deslocação a Lisboa pelos três vice-presidentes executivos, Frans Timmermans (responsável pela pasta do Pacto Ecológico Europeu), Valdis Dombrovskis (Uma Economia ao Serviço das Pessoas) e Margrethe Vestager (Digital), e pelo vice-presidente e Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.

A delegação integra ainda a comissária portuguesa Elisa Ferreira (Coesão e Reformas), e os comissários Nicolas Schmit, que tem a tutela dos Assuntos Sociais, uma das grandes prioridades da presidência portuguesa, Margaritis Schinas (Promoção de um Modo de Vida Europeu) e Maros Sefcovic (Relações Interinstitucionais e Prospetiva).

Do lado do Governo português, além do primeiro-ministro, vão estar presentes os quatro ministros de Estado - Pedro Siza Vieira (Economia e da Transição Digital), Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros), Mariana Vieira da Silva (Presidência) e João Leão (Finanças), segundo nota à imprensa da presidência portuguesa da UE (PPUE).

A representação do executivo inclui ainda os ministros João Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna), Alexandra Leitão (Modernização do Estado e da Administração Pública), Nelson de Souza (Planeamento), Manuel Heitor (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Marta Temido (Saúde), João Pedro Matos Fernandes (Ambiente e da Ação Climática) e Maria do Céu Antunes (Agricultura), além da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, que tem um papel central na coordenação da presidência.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, participará por vídeoconferência, dado ter testado positivo ao novo coronavírus e, tendo "sintomas ligeiros", estar em confinamento domiciliário.

O programa da visita da delegação do executivo europeu inclui reuniões por grupos temáticos, com a participação de um comissário e os ministros da respetiva área, e reuniões bilaterais entre comissários e ministros.

A presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre durante o primeiro semestre do ano, arrancou formalmente a 05 de janeiro, com a visita a Lisboa do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório