Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Três profissionais de saúde suspensos. Ofereceram vacina a familiares

Autoridades de Saúde catalãs descreveram o incidente como "infeliz" e "muito grave" ainda que "isolado".

Três profissionais de saúde suspensos. Ofereceram vacina a familiares

Três profissionais de saúde do Instituto Catalão de Saúde (ICS) foram suspensos depois de oferecerem a vacina contra a Covid-19 a familiares diretos, noticia o La Vanguardia.

A publicação indica que o incidente ocorreu durante uma campanha de vacinação num centro para pessoas com incapacidade situado na região catalã de Terres de l’Ebre.

O diretor do ICS e secretário de Saúde Pública Josep Maria Argimon descreveu o incidente como "muito grave", ainda que "isolado", e garantiu que será "admoestado em justa medida" e que não será tolerado.

"Registámos este incidente muito infeliz, muito grave. Estou triste por isto, mas é um incidente isolado e deve continuar isolado. Não toleraremos outro incidente deste tipo. Tomaremos medidas", afirmou.

O responsável, que adiantou a informação numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, não indicou se os profissionais chegaram ou não a inocular os familiares e, no caso de o terem feito, quantas pessoas estão em causa. Caso tenham recebido a vacina, Argimon explicou que estas pessoas receberiam a segunda dose no prazo estipulado. "Não iríamos perder agora cinco doses. Ou seis ou sete, as que fossem", adiantou.

Numa primeira instância, Josep Maria Argimon indicou que se tratava de um grupo de enfermeiras, mas, posteriormente, retificou as suas afirmações, referindo-se apenas a "funcionários do ICS".

"Parece que foram oferecidas vacinas a familiares diretos destas pessoas. Abrimos uma investigação e afastamo-los de funções. São pessoas que trabalham no ICS", indicou.

Leia Também: AO MINUTO: Cercas nos Açores; Região Centro com 43 surtos ativos em lares

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório