Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Por cá, frio de rachar e nevões. Na Grécia, calor leva banhistas à costa

Cenário contrasta radicalmente com o frio de rachar que se faz sentir em Portugal e em Espanha.

Por cá, frio de rachar e nevões. Na Grécia, calor leva banhistas à costa
Notícias ao Minuto

21:02 - 10/01/21 por Melissa Lopes

Mundo Tempo

Numa altura em que Portugal e Espanha enfrentam uma vaga de frio (que já levou a que, por cá, nevasse no Alentejo), na Grécia o cenário é radicalmente oposto. Uma massa de ar quente proveniente de África deu origem a uma subida das temperaturas. De tal forma que muitos foram os que quiseram aproveitar o bom tempo nas praias do país durante o fim de semana. 

Desde sexta-feira que se fazem sentir as temperaturas mais altas registadas no mês de janeiro nos últimos 50 anos.

Os termómetros atingiram os 21ºC no território continental, mas no norte de Creta as máximas chegaram mesmo aos de 26ºC. De acordo com as previsões, os termómetros vão começar a descer gradualmente a partir da próxima terça-feira. Esta segunda-feira, Atenas ainda espera chegar aos 22ºC, no dia seguinte não irá além dos 18ºC, chegando ao fim de semana com os termómetros com máximas de 11ºC e 9ºC e mínimas de 6ºC e 4ºC, sábado e domingo, respetivamente

Segundo o serviço meteorológico grego, as temperaturas estão até 15ºC mais altas do que o normal para esta época do ano, que é tradicionalmente a mais fria. 

Por cá, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter Portugal continental e parte da Madeira em aviso amarelo até terça-feira devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima". 

Os 18 distritos do continente vão continuar com aviso amarelo, com a Guarda a ser novamente o distrito com a temperatura mais baixa (-3.º). Também com aviso amarelo está a Região Autónoma da Madeira, onde apenas a costa sul da ilha irá manter temperaturas adequadas e por isso está com aviso verde.

Segundo o IPMA, o alerta amarelo para a Madeira está associado à previsão de neve nos pontos mais altos da ilha que poderá condicionar a circulação em algumas zonas e até provocar danos em árvores. Já nos Açores, as temperaturas serão mais adequadas e por isso estão com aviso verde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório