Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Apoiante de Trump que carregou púlpito de Pelosi no Capitólio foi detido

Adam Johnson, o apoiante do Presidente dos EUA, Donald Trump, que se fotografou a transportar o púlpito da líder democrata Nancy Pelosi durante o ataque de quarta-feira ao Capitólio foi detido na Florida.

Apoiante de Trump que carregou púlpito de Pelosi no Capitólio foi detido
Notícias ao Minuto

15:24 - 09/01/21 por Lusa

Mundo Capitólio

O gabinete do xerife do condado de Pinellas, na Flórida, informou hoje que Johnson foi capturado na sexta-feira com base num mandado de detenção federal.

Na foto criminal da detenção, Johnson aparece já sem o sorriso que exibia quando foi fotografado na quarta-feira durante a invasão do Capitólio dos EUA por partidários de Trump que compareceram a um comício do Presidente que os incentivou a marchar até ao edifício do Congresso.

Segundo as autoridades norte-americanas, Adam Johnson tem 36 anos, mora em Tampa e foi detido na sexta-feira, aguardando julgamento, não sendo especificadas as acusações.

A fotografia de Johnson num dos átrios do Capitólio a carregar o púlpito da líder democrata da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, é uma das imagens mais divulgadas do ataque ao Congresso pelos apoiantes pró-Trump, em que morreram cinco pessoas, incluindo um polícia.

Os invasores destruíram várias salas da sede do Congresso e entraram em confronto com as forças de segurança, num episódio que alguns legisladores definiram como sendo uma tentativa de golpe e outros como um ato de insurreição.

A condenação do ataque foi generalizada, dentro e fora dos EUA, e Trump foi responsabilizado diretamente pelos acontecimentos como instigador da ação dos seus apoiantes, com líderes democratas a pedir a destituição do Presidente.

Por causa destes incidentes, Trump arrisca um processo de 'impeachment', que seria o segundo durante o seu mandato, antes da tomada de posse do futuro Presidente, Joe Biden, marcada para 20 de janeiro.

Leia Também: Senadora republicana pede a Trump que se demita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório