Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Joe Biden diz que distribuição de vacinas está a ser uma "farsa"

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que a distribuição das vacinas contra a covid-19 por parte da administração de Donald Trump está a ser uma farsa.

Joe Biden diz que distribuição de vacinas está a ser uma "farsa"
Notícias ao Minuto

20:17 - 08/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"As vacinas dão-nos esperança, mas a distribuição tem sido uma farsa", afirmou Joe Biden, citado pela agência AFP.

O novo Presidente dos Estados Unidos, que será empossado dia 20, sublinhou que a distribuição das vacinas será o maior desafio operacional que alguma vez o país enfrentou.

Hoje, a CNN noticiou que a futura administração Biden iria distribuir todas as doses da vacina covid-19 disponíveis, em vez de reter metade das doses para cumprir os prazos da segunda dose.

"O Presidente eleito acredita que precisamos de acelerar a distribuição da vacina, continuando a garantir que os americanos que mais precisam dela a obtenham o mais rapidamente possível", explicou à CNN TJ Ducklo, porta-voz da equipa de transição de Joe Biden.

As duas vacinas atualmente autorizadas nos Estados Unidos, desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna, exigem que os destinatários recebam uma segunda dose dentro de três a quatro semanas.

O Governo federal supervisionou a entrega de 21,4 milhões de doses, mas apenas 5,9 milhões de pessoas receberam uma primeira injeção.

Os Estados Unidos são o país que regista mais óbitos, num total de mais de 365.000 mortes desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório