Procurar

Quadruplicou número dos que tentaram atravessar Canal da Mancha em 2020

Mais de 9.500 migrantes tentaram em 2020 atravessar o Canal da Mancha para alcançar as costas britânicas em embarcações improvisadas, quatro vezes mais que no ano anterior, anunciaram hoje as autoridades francesas.

Quadruplicou número dos que tentaram atravessar Canal da Mancha em 2020

© Reuters

Lusa
08/01/2021 18:07 ‧ há 4 anos por Lusa

A Prefeitura Marítima da Mancha e do Mar do Norte indicou num comunicado que um total de 9.551 pessoas atravessaram ou tentaram cruzar o canal o ano passado, contra 2.294 em 2019.

Seis pessoas morreram e três desapareceram nos "868 acontecimentos ligados a tentativas ou travessias de migrantes" registados em 2020, disse a mesma fonte à agência France Presse, adiantando que no ano anterior morreram quatro pessoas nas perigosas viagens.

Em 2019, foram 203 as tentativas de atravessar o canal.

Os números dos envolvidos nas travessias já tinham quadruplicado entre 2018 e 2019, mas as autoridades chamam a atenção para o facto de um mesmo migrante poder ser contabilizado várias vezes, se tentar várias vezes atravessar.

François Guennoc, presidente da associação Albergue dos Migrantes, considera que o aumento se poderá dever a vários fatores como "as ótimas condições climatéricas entre o início de março e agosto, o aumento da taxa de sucesso e a melhoria dos métodos dos contrabandistas".

Segundo Ghennoc, as condições de sobrevivência dos candidatos à travessia na costa "são cada vez mais difíceis, com transferências em massa e forte pressão policial".

Acredita que "as tentativas vão continuar, porque a política europeia" relativa ao "direito de asilo e acolhimento não caminha na direção correta".

As associações têm registado atualmente um milhão de migrantes entre Calais e Grande-Synthe, na costa francesa frente ao Canal da Mancha, expostos a expulsões quase diárias dos seus acampamentos improvisados.

Por outro lado, as passagens ilegais detetadas nas fronteiras exteriores da União Europeia baixaram 13% em 2020 face ao ano anterior, para 124.000, sobretudo devido às restrições da pandemia da covid-19 impostas nos diferentes países, indicou a agência europeia de vigilância das fronteiras Frontex.

Leia Também: Migrações: Mais de 160 migrantes intercetados e reenviados para a Líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10