Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Migrações: Mais de 160 migrantes intercetados e reenviados para a Líbia

Um total de 162 migrantes foram intercetados em alto mar e reenviados para a Líbia, país que não é considerado um porto seguro, nos últimos cinco dias, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Migrações: Mais de 160 migrantes intercetados e reenviados para a Líbia
Notícias ao Minuto

17:28 - 05/01/21 por Lusa

Mundo Migrações

A agência da ONU relatou que os migrantes viajavam em botes pneumáticos, embarcações que são utilizadas pelas redes organizadas de tráfico de seres humanos que operam há vários anos a partir da costa noroeste da Líbia, e que foram intercetados por patrulhas líbias que atuam para além das águas territoriais deste país do norte de África.

A OIM também criticou hoje o facto de o Governo de Acordo Nacional (GAN), reconhecido pela ONU e com sede em Tripoli, estar a restringir as atividades das organizações internacionais de ajuda que estão no terreno.

E lembrou que esta entidade líbia deve garantir a segurança de todos os migrantes, bem como deve avançar com o desmantelamento dos centros de detenção migratórios, que são maioritariamente geridos por milícias locais.

A Líbia tornou-se nos últimos anos uma placa giratória para centenas de milhares de migrantes, sobretudo africanos e árabes que tentam fugir de conflitos, violência e da pobreza, que procuram alcançar a Europa através do mar Mediterrâneo.

Devido à situação do país, imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muhammar Kadhafi em 2011, a Líbia tem sido igualmente um terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e situações de sequestro, tortura e violações, sendo por isso encarado como um porto não seguro.

A situação tornou-se ainda mais crítica desde 2015, com duas forças rivais a disputarem o poder na Líbia: o Governo de Acordo Nacional e as autoridades no leste, aliadas do poderoso marechal Khalifa Haftar.

As denúncias sobre as condições desumanas e as violações dos direitos das pessoas mantidas em centros de detenção de migrantes na Líbia também são frequentes.

O país, que possui as reservas de petróleo mais importantes no continente africano, faz parte da chamada rota do Mediterrâneo Central, encarada como uma das mais mortais, que sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Itália e a Malta.

De acordo com dados da OIM, as patrulhas da Guarda Costeira líbia intercetaram, em 2020, mais de 12 mil migrantes que pretendiam sair do território líbio e alcançar as costas europeias.

A agência da ONU indicou ainda que, no mesmo período, pelo menos 343 migrantes morreram afogados no Mediterrâneo e outros 437 foram dados como desaparecidos.

A OIM, que reúne estes dados através do projeto "Missing Migrants", alertou, no entanto, que estes números podem ser ainda mais elevados, uma vez que dezenas de embarcações que tentam fazer a travessia do Mediterrâneo Central não são detetadas por radares.

Leia Também: Portugal insiste na "solidariedade obrigatória flexível" para migrações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório