Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Moçambique poderá ser um dos primeiros a receber vacina da Índia

Moçambique poderá ser um dos primeiros países a receber a vacina contra o novo coronavírus aprovada naquele país asiático, anunciou o embaixador cessante da Índia em Maputo.

Moçambique poderá ser um dos primeiros a receber vacina da Índia
Notícias ao Minuto

12:30 - 08/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Uma vez que nós decidimos distribuir [a vacina] para outros países, Moçambique será um dos primeiros", garantiu Rajeev Kumar, citado hoje pelo diário Notícias.

Segundo Rajeev Kumar, a Índia aprovou duas vacinas que poderão ser administradas naquele país a partir da próxima semana, pretendendo-se também distribuir para outros países.

Na segunda-feira, o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, disse que o país prevê arrancar com a vacinação contra a covid-19 a partir de julho deste ano, tendo já identificado os grupos prioritários.

Na altura, o ministro avançou ainda que o país espera receber cerca de seis milhões de doses, que vão abranger 20% da população moçambicana, através do programa de vacinação da iniciativa Covax, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que prevê distribuir, pelo menos, dois mil milhões de doses até ao final de 2021 em 91 países pobres, principalmente em África, na Ásia e na América Latina.

Desde o anúncio da primeira infeção, em 22 de março, Moçambique regista um cumulativo de 19.961 casos, 87% dos quais são dados como recuperados, havendo ainda 176 mortos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório