Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

"Estou chocado e triste por termos chegado a um momento tão negro"

Joe Biden afirmou que "o trabalho dos próximos quatro anos é restaurar a democracia".

"Estou chocado e triste por termos chegado a um momento tão negro"
Notícias ao Minuto

21:42 - 06/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Eleições EUA

Joe Biden reagiu à invasão do Capitólio por manifestantes pró-Trump na tarde desta quarta-feira. Numa conferência de imprensa em Wilmington, no estado do Delaware, o presidente eleito considerou que o ato dos manifestantes foi uma "insurreição".

"Ameaçar a segurança de oficiais eleitos, não é um protesto. É uma insurreição", referiu Biden.

"O mundo está a ver. Como muitos outros americanos, estou chocado e triste por a nossa nação, que é há tanto tempo um farol de luz e de esperança na democracia, ter chegado a um momento tão negro", acrescentou o presidente eleito.

Biden apelou ao ainda presidente Donald Trump para intervir.

"As palavras de um presidente importam, não importa quão bom ou mau esse presidente seja. No seu melhor, as palavras de um presidente podem inspirar. No seu pior, podem incitar. Por isso, peço ao presidente Trump para falar na televisão nacional, cumprir o seu juramento e defender a Constituição e exigir que este cerco acabe", apelou Joe Biden.

O presidente eleito assinalou ainda que o trabalho nos próximos quatro anos é reconstruir a democracia. "O trabalho neste momento e o trabalho nos próximos quatro anos deve ser restaurar a democracia - com decência, honra, respeito e o Estado de direito", fez notar.

Biden frisou que o que está a acontecer "é um lembrete, doloroso, que a democracia é frágil e que preservá-la requer pessoas de boa vontade".

Momentos depois das declarações de Biden, Donald Trump efetivamente publicou um vídeo no Twitter a pedir aos manifestantes para irem para casa. No entanto, e apesar do caos que se vive no Capitólio, voltou a insistir nas alegações, não comprovadas, de fraude eleitoral.

Leia Também: Capitólio invadido por manifestantes. Debate no Congresso interrompido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório