Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Capitólio invadido por manifestantes. Debate no Congresso interrompido

Apoiantes de Donald Trump conseguiram entrar no interior do Capitólio. Debate no Congresso sobre certificação de vitória de Joe Biden foi interrompido. Uma mulher foi baleada em Capitol Hill e encontra-se em estado crítico.

Notícias ao Minuto

19:35 - 06/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Eleições EUA

O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiantes de Donald Trump na tarde desta quarta-feira, quando decorria o debate no Congresso para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições. O debate foi interrompido.

A polícia do Capitólio já pediu mais reforços para tentar demover o ímpeto dos manifestantes, de acordo com a CNN.

A Câmara dos Representantes está a ser evacuada e o vice-presidente Mike Pence já foi retirado do Capitólio. Os líderes da Câmara dos Representantes e do Senado também foram retirados para um local seguro.

Os manifestantes terão tentado forçar a entrada na Câmara dos Representantes e a CNN adianta que a polícia colocou-se à frente das portas que dão acesso à Câmara baixa do Congresso. Os agentes da polícia tiveram de empunhar as suas armas.

Os Congressistas e Senadores receberam indicações para se esconderem debaixo de mesas e cadeiras no interior do Capitólio. Também lhes foi pedido para usarem máscaras de gás após ter sido dispersado gás lacrimogéneo no interior do Capitólio.

A CNN refere que uma mulher foi baleada no peito em Capitol Hill e encontra-se em estado crítico. Por agora não são conhecidos mais pormenores sobre este incidente violento.

Face à tensa situação no Capitol Hill, a 'mayor' de Washington DC, Muriel Bowser, declarou o recolhimento obrigatório a partir das 18 horas locais (23 horas em Portugal Continental).

Donald Trump já reagiu ao que se está a passar no Capitólio. "Por favor, apoiem a nossa polícia do Capitólio e as nossas forças da autoridade. Eles estão realmente do lado do nosso País. Mantenham-se pacíficos!", escreveu o presidente no Twitter.

De recordar que, horas antes desta invasão do Capitólio, Trump discursou perante estes manifestantes e assegurou que "nunca vai reconhecer a derrota".

O congressista republicano eleito pelo Illinois, Adam Kinzinger, afirmou na sua conta do Twitter que a invasão do Capitólio é uma "tentativa de golpe de estado".

Leia Também: Se eleição for alterada, "a nossa democracia entra numa espiral de morte"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório