Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Catedral de Notre Dame recebeu primeiro concerto de Natal desde incêndio

Apenas oito cantores, protegidos por equipamento de segurança, puderam entrar no monumento.

Notícias ao Minuto

14:40 - 25/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

A usar capacetes e fatos de proteção, os membros do coro da Catedral de Notre Dame, em Paris, França, cantaram no interior do monumento pela primeira vez desde o incêndio devastador do ano passado para o tradicional concerto da véspera de Natal.

Acompanhados por um violoncelista aclamado e um órgão, os cantores entoaram os cânticos de Natal sob os vitrais da Catedral. Inicialmente estava prevista a participação de 20 pessoas, mas por razões de segurança o grupo ficou limitado a oito.

Tendo em atenção também as restrições impostas pela pandemia, o coro manteve a distância de segurança para poder retirar as máscaras e cantar.

O concerto incluiu a tradicional 'Silent Night', em inglês e francês, 'The Hymn of the Angels' e até 'Jingle Bells' (que pode ser visto no vídeo na galeria acima). A gravação do momento foi feita no início do mês e transmitida na televisão francesa antes da meia-noite de quinta-feira, 24 de dezembro.

Não foi permitido público e não é esperado que se possa ver o interior de Notre Dame até pelo menos 2024. Recorde-se que um incêndio em abril de 2019 consumiu o telhado de chumbo da catedral e destruiu o pináculo. Só no início deste mês a estrutura foi finalmente estabilizada o suficiente para começar a reconstrução.

Veja o vídeo na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório