Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Governo de coligação em Israel cai e força quarta eleição em dois anos

O parlamento israelita dissolveu-se à meia-noite local. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não conseguiu escapar à crise provocada pelos seus problemas legais.

Governo de coligação em Israel cai e força quarta eleição em dois anos
Notícias ao Minuto

23:25 - 22/12/20 por Fábio Nunes

Mundo Israel

O governo de coligação de Israel caiu esta terça-feira, o que vai obrigar os israelitas a votarem na quarta eleição em apenas dois anos, adianta o The New York Times.

O Knesset, o parlamento israelita, dissolveu-se à meia-noite desta quarta-feira, hora local (22 horas de terça-feira em Portugal Continental).

A dissolução do Knesset surge após semanas de conflito e de paralisia no governo denominado de unidade, e que juntou o conservador Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao partido centrista Azul e Branco de Benny Gantz.

A parceria entre Netanyahu e o seu rival Gantz durou sete meses e cada lado da barricada culpou o outro pelo colapso governamental.

"Penso que nesta altura, devíamos ter unido forças para procurar uma forma de evitar estas desnecessárias eleições", lamentou o primeiro-ministro de Israel, que ainda tentou, sem sucesso, adiar a dissolução do Knesset.

Por seu turno, Benny Gantz, que ocupa o cargo de ministro da Defesa, ressalvou que o partido Azul e Branco entrou no governo de coligação para "servir os melhores interesses do país, dadas as necessidades e a escala do momento", isto apesar do custo político que pagou. "Infelizmente, não encontrámos parceiro algum do outro lado", acrescentou Gantz.

A nova eleição em Israel está agendada para o dia 23 de março.

A sombra dos problemas legais de Netanyahu que gerou a crise

O Knesset dissolveu-se de forma automática após falhar o prazo legal para aprovar o orçamento de 2020. O Likud, o partido de Netanyahu, detém a pasta das Finanças e recusou apresentar o orçamento, algo que violou o acordo de coligação estabelecido com o partido Azul e Branco de Gantz. Este foi o motivo apresentado para a queda do governo.

Mas, mais do que a questão do orçamento, o que está na origem do colapso do governo israelita é a desconfiança que reina entre Netanyahu e Gantz, mas principalmente os problemas legais que envolvem Netanyahu e o julgamento por suspeitas de corrupção que está no horizonte. Um espectro demasiado grande e que fragilizou desde o início o governo de coligação.

Nos últimos meses, mesmo com as restrições impostas devido à pandemia, milhares de israelitas têm marcado presença em protestos semanais contra o primeiro-ministro.

O julgamento de Benjamin Netanyahu, que está acusado de suborno, fraude e quebra de confiança, vai entrar numa fase importante no início de 2021. Uma etapa na qual terá de marcar presença regular no tribunal.

O líder israelita nega ter cometido qualquer ato ilegal.

Leia Também: Partidos de coligação israelita procuram evitar crise política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório