Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Partidos de coligação israelita procuram evitar crise política

Beny Gantz, principal aliado do Governo de coligação israelita de Benjamin Netanyahu, apresentou hoje uma lista final de pedidos ao primeiro-ministro para tentar impedir uma crise política quase inevitável.

Partidos de coligação israelita procuram evitar crise política
Notícias ao Minuto

19:20 - 21/12/20 por Lusa

Mundo Israel

O partido de Gantz, o Azul e Branco, anunciou hoje que contactou o chefe do Governo para lhe enviar cinco pedidos como condição para continuar a promover um projeto de lei que prorrogue o prazo para aprovação de orçamentos.

Esta é a questão que divide os dois partidos da coligação governamental, no momento em que procuram um acordo de última hora que impeça o país de ficar condenado a uma nova eleição, a quarta em dois anos.

O regulamento, que hoje foi revisto e validado por uma comissão parlamentar, deveria ter sido votado esta tarde no plenário do Parlamento, mas dadas as divergências atuais, hoje noticiadas pelos 'media' israelitas, é provável que tal não seja para já possível.

Gantz, entre outras questões, exigiu de Netanyahu "uma aprovação garantida do orçamento de Estado 2020-2021", que possa permitir a nomeação de altos funcionários do Estado pendentes de nomeação e que se fechem as "possíveis brechas legais" que impeçam a passagem da liderança do Governo por parte de Netanyahu, no outono de 2021, como ficou estabelecido no programa da coligação.

Gantz também pediu que o ministro da Justiça, Avi Nissenkorm, permaneça no cargo, "sem mudanças que sejam prejudiciais ao Estado de Direito", uma exigência que surge depois de os 'media' locais terem noticiado que o Likud, partido de Netanyahu, pediu a demissão ou redução de poderes deste membro do Azul e Branco, para tentar ganhar influência no campo jurídico.

Netanyahu disse esta tarde que Gantz, "devido à pressão interna" do seu partido, "decidiu violar" o princípio do acordo que tinham alcançado na noite anterior, o que pode "arrastar o país para eleições desnecessárias, em plena da crise do novo coronavírus".

"Não queremos eleições, por isso estávamos dispostos a votar no Parlamento para as evitar, mas se elas nos forem impostas, venceremos", acrescentou o primeiro-ministro israelita.

A pouco mais de 24 horas do período em que a dissolução do Governo se torne inevitável, o cenário político em Israel está cada vez mais incerto, e analistas consideram que o país está condenado a eleições antecipadas, provavelmente a realizar em março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório