Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Navio holandês que naufragou no século XVI encontrado quase intacto

Embarcação foi preservada graças às baixas temperaturas, luz e salinidade do Mar Báltico.

Navio holandês que naufragou no século XVI encontrado quase intacto

Uma equipa de mergulhadores da Finlândia encontrou, quase intacto, um navio naufragado no século XVI, no mar Báltico.

A descoberta foi contada pela Badewanne, a organização a que pertencem os mergulhados e que investiga naufrágios na região há cerca de duas décadas.

Quando fizeram o achado, os investigadores acreditavam tratar-se de um barco da Primeira ou Segunda Guerra Mundial, por estes serem encontrados frequentemente no Mar Báltico. Contudo, foram surpreendidos com um “raro e praticamente intacto barco mercantil holandês” com aproximadamente 400 anos.

A embarcação do estilo ‘Fluit’ não tinha armas e possuia três mastros e um casco amplo, assim como muitas características inovadoras para a época, como por exemplo, um sistema de roldanas e talhas para içar e controlar as velas.

O barco foi encontrado a 85 metros de profundidade, com as redes de arrasto, utilizadas para pescar, “ligeiramente” danificadas. O convés também tem alguns danos, mas, de acordo com os mergulhadores, os destroços estão “bem preservados”, com o porão e tábuas laterais “firmes”.

“Só em lugares raros como o Mar Báltico é que os destroços de madeira sobrevivem durante séculos sem serem destruídos pelos processos de decomposição química, bioquímica e biológica”, explicam os investigadores na publicação partilhada esta semana no site oficial da organização.

“Devido à baixa salinidade, escuridão absoluta e temperaturas baixas, estes processos são muito lentos no Báltico”, acrescentam.

Os destroços continuarão a ser estudados pela equipa do Badewanne, assim como pela Agência de Antiguidades e Património Finlandês e por alguns colaboradores como o famoso arqueólogo sueco Niklas Eriksson.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório