Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: EUA passam os 300 mil mortos. Brasil com 6,9 milhões de casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA passam os 300 mil mortos. Brasil com 6,9 milhões de casos
Notícias ao Minuto

15:46 - 14/12/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal ultrapassou, esta segunda-feira, a barreira dos 350 mil casos confirmados de Covid-19. No total, o país passou hoje a contabilizar 5.649 vítimas mortais e 350.938 infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo que, nas últimas 24 horas, foram reportadas mais 90 óbitos e 2.194 novos contágios.

Ainda sobre a evolução da pandemia no país, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, deixou ao final desta manhã um apelo em relação ao Natal, recordando que "o comportamento individual vai ser decisivo para o sucesso coletivo". Sobre a quadrafestiva que se avizinha o governante advertiu ainda:"Se houver necessidade de puxar o travão de mão, obviamente que o Governo não hesitará". Contudo, Lacerda Sales garantiu que o Executivo também "procurará equilibrar aquilo que é o controlo da pandemia e o bem-estar dos portugueses".

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h41 - Vanderlei Luxemburgo hospitalizado após testar novamente positivo. Vanderlei Luxemburgo foi internado, esta segunda-feira, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após ter testado positivo à Covid-19 pela segunda vez, avança o Globoesporte.O treinador brasileiro de 68 anos apresentou alguns sintomas do novo coronavírus e procurou ajuda médica por iniciativa própria.

23h28 - Vacinar toda a população do Reino Unido? Demoraria um ano, sem interrupções. Jeremy Farrar, diretor do Wellcome Trust e membro da Scientific Advisory Group for Emergencies (Sage), afirmou hoje que mesmo que não houvesse interrupções no fornecimento das vacinas contra a Covid-19 demoraria pelo menos um ano a vacinar toda a população do Reino Unido.

Em declarações ao The Guardian, o responsável sublinhou ainda que, contudo, prevê-se que 20% dos cidadãos no Reino Unido decidam não tomar a vacina.

23h03 - Brasil soma 181.835 mortos e 6,9 milhões de infetados. O Brasil contabilizou 181.835 óbitos e 6.927.145 infeções provocadas pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde do país. Governo brasileiro confirmou a notificação de 433 mortes e 25.193 novos casos de Covid-19 em 24 horas.

22h56 - Linhas de apoio e moratórias não devem acabar ao mesmo tempo. O presidente do Conselho de Administração do BCP, Nuno Amado, apelou hoje para que as linhas de apoio e as moratórias bancárias não terminem ao mesmo tempo, sugerindo o prolongamento das primeiras, durante uma intervenção numa conferência.

22h41 - Estados Unidos ultrapassam a barreira das 300 mil mortes. As mortes por Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassaram as 300 mil, no dia em que foi lançada uma campanha de vacinação massiva, segundo dados recolhido hoje pela Universidade Johns Hopkins.

22h27 - Apresentado livro que "troca Covid em miúdos" para crianças guineenses. A organização não-governamental para o desenvolvimento Afetos com Letras apresentou hoje em Bissau, no Centro Cultural Português, o livro 'Coronavírus, um livro para Crianças - Covid trocada em miúdos', para ajudar os mais pequenos a perceber a doença.

21h22 - Premier League detetou mais seis casos positivos na última semana. A entidade que gere o futebol profissional inglês identificou seis novos casos do novo coronavírus entre 1.549 jogadores e membros do 'staff' dos clubes do primeiro escalão que foram testados na última semana, revelou hoje a Premier League.

21h14 - Casamentos de raparigas menores em África e Ásia devem aumentar. Os casamentos de raparigas menores em África e na Ásia devem aumentar devido à recessão económica causada pela pandemia de Covid-19, estimam a Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações não governamentais.

20h52 - África do Sul: 10% da população terá acesso a vacina em meados de 2021. O Presidente da República sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje que 10% da população terá acesso a uma vacina da Covid-19 em meados do próximo ano, no âmbito do programa Covax, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

20h45 - Reino Unido com mais 232 mortes e aumento rápido de infeções em Londres. O Reino Unido registou 232 mortes e 20.263 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde britânico, que decretou restrições em Londres a partir de quarta-feira devido ao aumento rápido de infeções.

20h36 - Surto em lar de Torres Vedras. Vinte e quatro pessoas estão infetadas no Lar Vida Maior, na Maceira, no concelho de Torres Vedras, confirmou hoje o delegado de saúde na Assembleia Municipal.

20h08 - Governador brasileiro diz que apresentará resultado da CoronaVac dia 23. O Governado do estado brasileiro de São Paulo, Joao Doria, confirmou hoje que o Instituto Butantan, órgão de pesquisa que está a testar o imunizante chinês CoronaVac, deverá divulgar o resultado do estudo em 23 de dezembro.

19h57 - Restrições mais apertadas nos Países Baixos. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou, esta segunda-feira, o encerramento de creches, escolas e universidades, bem como de todas os serviços não essenciais, como lojas, ginásios e museus, à meia-noite de terça-feira até 19 de janeiro, num dos mais rígidos confinamentos decretados no país desde março. A população holandesa foi ainda aconselhada a permanecer em casa e a receber, no máximo, duas pessoas por dia e três no Natal.

19h32 - República Checa retoma o recolher obrigatório a partir de sexta-feira. O Governo checo decidiu hoje encerrar bares e restaurantes reabertos no último mês, limitar a movimentação e reintroduzir o recolher obrigatório noturno entre as 23h e as 07h, depois de um grande aumento de contágios. As lojas e serviços vão continuar abertos, embora devam obedecer a estritas medidas de higiene, e os familiares podem continuar a visitar residentes de lares de idosos, embora os visitantes devam submeter-se a testes rápidos de antígenos.

19h24 - Cabo Verde regista mais quatro casos e chega a 97% de recuperados. Cabo Verde registou mais quatro novos casos de Covid-19 e mais 74 recuperados, chegando a 11.036 pessoas com alta, correspondendo a 97% do total de 11.361 infeções acumuladas no país desde 19 de março, foi hoje anunciado.

19h20 - França regista 372 mortos devido ao vírus. A França registou nas últimas 24 horas 372 novas mortes em meio hospitalar devido à Covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 58.282, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde. Em comparação com ontem, foram também diagnosticados 3.063 novos casos, tendo assim sido já confirmados 2.379.015 casos de Covid-19 no país desde o início da pandemia.

19h14 - Lar em Leiria tem 40 utentes e 27 funcionários infetados. O lar da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, concelho de Leiria, tem 40 utentes e 27 funcionários infetados, disse hoje à Lusa a coordenadora da Saúde Pública.

19h08 - Canadá começa vacinação. A par do Reino Unido e do estado norte-americano de Nova Iorque, o Canadá também já deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.De acordo com o The Guardian, os primeiros cinco vacinados foram profissionais de saúde de Ontario, que receberam a vacina produzida pela Pfizer. Numa fase inicial, serão administradas 30 mil doses no Canadá.

Notícias ao Minuto Profissionais de saúde são vacinados contra a Covid-19 em Toronto, no Canadá.© Reuters

19h03 - Angola registou mais uma morte e 89 infetados nas últimas 24 horas. Angola registou mais uma morte por Covid-19 e 89 novos casos, nas últimas 24 horas, tendo ainda recuperado 26 doentes, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.

18h46 - Economia portuguesa volta aos níveis pré-crise em 2022, diz Centeno. O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, disse hoje, na apresentação do Boletim Económico da instituição, que a economia portuguesa deverá voltar em 2022 aos níveis de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

18h39 - Total de mortes no surto no lar da Misericórdia de Serpa sobe para sete. O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, distrito de Beja, subiu para sete, com a morte de mais um idoso, disse hoje à agência Lusa o provedor.

18h33 - Bragança com mais 94% de novos casos em duas semanas. O distrito de Bragança registou, entre a primeira e segunda semana deste mês, um crescimento de 94% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

18h28 - Hospital das Caldas da Rainha com 36 casos. O Hospital das Caldas da Rainha regista hoje um total de 36 infetados com Covid-19, no âmbito de dois surtos que têm associadas três mortes de doentes com pluripatologias, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

18h26 - Centeno espera melhor reação da economia a uma eventual terceira vaga. O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, disse hoje esperar que o comportamento da economia portuguesa face a uma eventual terceira vaga da pandemia, após o Natal, seja melhor que o verificado nas anteriores.

"É expectável que se uma terceira vaga suceder, toda esta aprendizagem, e num contexto em que já há vacinação, se possa esperar um efeito muito mais contido na economia", defendeu Mário Centeno aos jornalistas, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico.

18h21 - Sputnik V com eficácia de 91,4% na última fase de ensaios. A vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 mostrou uma eficácia de 91,4% na terceira e última fase de testes clínicos, anunciaram hoje o instituto de investigação Gamaleya e o Fundo de Investimentos Diretos Russo (FIDR).

18h17 - OMS reconhece "impacto desproporcional" a longo prazo nos jovens. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu hoje o "impacto desproporcional" a longo prazo da pandemia de Covid-19 em "mil milhões de jovens" afetados pelo encerramento de escolas, lançando uma iniciativa global para os ajudar a lidar com as consequências.

18h08 - Turquia vai impor confinamento no Ano Novo. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou que o país irá impor um confinamento obrigatório de cinco dias com início no dia 31 de dezembro, devido ao aumento de novos casos diários na Turquia, sendo que nas últimas 24 horas foram reportados mais 29.617 novos contágios.

18h06 - Espanha tem 21.309 novos casos desde sexta-feira e 389 mortes. A Espanha registou desde sexta-feira 21.309 novos casos de Covid-19, elevando para 1,751.884 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 389 mortes durante o fim de semana atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 48.013.

18h02 - Solidariedade entre Estados "não tem estado ao nível" exigido pela Covid-19. O secretário-geral das Nações Unidas afirmou hoje que a pandemia de Covid-19 pôs em evidência a "enorme fragilidade e interdependência", reconhecendo que a colaboração e a solidariedade entre os Estados "não têm estado ao nível que as circunstâncias exigem".

17h55 - Dezenas de infetados após 'Pai Natal' visitar lar de idosos na Bélgica. Pelo menos 75 pessoas ficaram infetadas com o novo coronavírus num lar de idosos, na Bélgica, após uma visita do Pai Natal. O homem dentro do fato terá infetado pelo menos visita 61 residentes e 14 funcionários.

17h53 - 83% das empresas consideram que apoio do Estado está aquém. Cerca de 83% das empresas consideram que os programas de apoio do Estado, para mitigar o impacto da pandemia, estão aquém do necessário, segundo um estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), hoje divulgado.

17h51 - Moçambique regista mais um óbito e ultrapassa as 17 mil infeções. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o número de óbitos para 143, havendo ainda 48 novos casos.

17h45 - Surto no Centro de Apoio a Deficientes em Fátima quase sanado. O surto de Covid-19 no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, que infetou 35 pessoas, "está controlado e caminha para estar sanado", disse hoje o administrador da instituição.

17h33 - Itália supera as 65 mil mortes. A Itália registou 491 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 65.000 óbitos desde o início da crise sanitária, e ainda 12.025 novos casos, segundo anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h30 - Surf volta a ser permitido na praia do Norte na Nazaré. O surf na Nazaré voltou hoje a ser permitido, mas apenas nos dias de semana e até às 13h00, determina um despacho da Capitania do Porto da Nazaré que revoga a interdição que vigorava desde o início de novembro.

17h22 - Reino Unido encontrou "nova variante" do vírus. Uma "nova variante" de SARS-CoV-2, o coronavírus na origem da Covid-19, que se propaga rapidamente foi identificada no Reino Unido, anunciou hoje o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

"Identificámos uma nova variante do coronavírus, que pode estar associada à disseminação mais rápida no sudeste da Inglaterra. A análise inicial sugere que essa variante está a espalhar-se mais rápido do que as variantes existentes", disse aos deputados, numa declaração na Câmara dos Comuns.

17h16 - Idoso é o sexto óbito associado ao novo coronavírus na Madeira. Um homem com 84 anos que estava internado no hospital do Funchal morreu hoje com Covid-19, sendo o sexto óbito registado na Madeira, informou hoje a Secretaria Regional da Saúde do arquipélago.

17h14 - CDS questiona Governo sobre utilização da StayAway. O CDS questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a utilização da aplicação StayAway Covid, para esclarecer quantos casos foram registados e se os profissionais de saúde estão a fornecer os códigos necessários para o registo.

17h07 - Apoio dos EUA permite reforçar resposta em Cabo Verde. Os Estados Unidos vão apoiar com 200 mil dólares (165 mil euros) o "reforço da resposta" de Cabo Verde à pandemia de Covid-19 através do envolvimento das comunidades locais, anunciou hoje a Embaixada norte-americana na Praia.

17h03 - Agência Europeia de Medicamentos rejeita lentidão na aprovação de vacinas. A diretora-geral da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) rejeitou hoje críticas sobre lentidão na aprovação de vacinas contra a Covid-19, depois de o ministro da Saúde da Alemanha exigir mais rapidez.

ara Emer Cooke, a agência está a trabalhar "ininterruptamente para licenciar a primeira vacina contra a Covid-19".

16h54 - CIP diz que Governo não ficar à espera de Bruxelas. O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu hoje que o Governo tem que agilizar a resposta às empresas impactadas pela pandemia de Covid-19, e não ficar à espera dos fundos europeus.

16h47 - O Pai Natal é imune à Covid-19. A habitual conferência de imprensa da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a pandemia começou, esta segunda-feira, com algum sentido de humor e muito espírito natalício. A 11 dias do Natal, um jornalista mexicano perguntou ao organismo se o Pai Natal iria conseguir distribuir presentes este ano, tendo em conta a pandemia.

Sem hesitações, Maria Van Kerkhove, responsável técnica da OMS para a Covid-19, garantiu que o Pai Natal era "imune" ao novo coronavírus.

"Percebo a preocupação com o Pai Natal porque já tem alguma idade, mas posso garantir que ele é imune a este vírus. Nós tivemos uma breve conversa com ele e está muito bem de saúde, apesar de estar com muito trabalho. (...) O Pai Natal vai conseguir entregar os presentes às crianças também este ano", afirmou a responsável.

16h42 - Taxa de desemprego nos 7,2% em 2020 e 8,8% em 2021. A taxa de desemprego deverá ficar nos 7,2% em 2020, uma revisão em baixa face aos números anteriores, e subir para os 8,8% em 2021, de acordo com as previsões do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgadas no Boletim Económico.

16h35 - Grupo de economistas prevê numerosas falências após a pandemia. Os governos terão de enfrentar a dura tarefa de selecionar as empresas que querem salvar ou não, depois de passar a pandemia, prevê um relatório de um grupo economistas internacionais.

16h29 - Netanyahu em isolamento até sexta-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está em isolamento profilático após ter estado em contacto com o político Michael Kleiner, que testou positivo para a Covid-19. De acordo com o The Guardian, Netanyahu já realizou dois testes de despiste, no domingo e hoje, cujo resultado, em ambos, foi negativo. Ainda assim, por prevenção, o primeiro-ministro ficará confinado até sexta-feira.

16h26 - Surto em lar no concelho de Leiria controlado. O surto no lar Eira da Torre, em Santa Eufémia, concelho de Leiria, que infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, é considerado controlado, afirmaram hoje à agência Lusa fontes da Autoridade de Saúde.

16h20 - Maioria dos utentes recuperados no lar de Torre Dona Chama em Mirandela. A maioria dos utentes com o novo coronavírus no lar da Torre Dona Chama, em Mirandela, está recuperada depois de um surto com 37 infetados e quatro óbitos, informou hoje a direção.

16h12 - Mais de metade dos brasileiros diz que Bolsonaro não é culpado por mortes. Mais de metade da população considera que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não é responsável pelas mortes no país devido à pandemia de Covid-19, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha.

16h08 - Sanado surto em lar da Misericórdia de Mirandela. O surto com cerca de 70 infeções e oito óbitos no lar do 'Hospitel' da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela "está resolvido", segundo disse hoje o provedor, Adérito Gomes.

16h03 - BdP aponta para recuperação de 3,9% da economia em 2021. O Banco de Portugal (BdP) espera que em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) português suba 3,9%, naquela que é a primeira projeção divulgada pela instituição para os próximos anos, revelada no Boletim Económico conhecido hoje.

15h52 - Desce para 25 concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes. Há menos 10 concelhos com uma taxa de incidência de casos do novo coronavírus acumulados nos últimos 14 dias superior a 960 por 100 mil habitantes, passando para 25, segundo os dados hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h46 - Natal? "Não podemos relaxar". Em declarações prestadas aos jornalistas, durante a inauguração do novo Serviço de Urgência Geral - Área dedicada a Doentes Respiratórios, no Hospital Amadora-Sintra, a ministra da Saúde, Marta Temido, aproveitou o momento para recordar que o Natal deste ano terá de ser "vivido de uma forma diferente, muito cuidadosa, refletida e compatível com aquilo que foi o difícil ano que vivemos".

"Apesar de termos uma luz ao fundo do túnel continuamos a ter uma elevada pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde e os números não nos podem fazer relaxar. (...) Não podemos. Não podemos em nome dos próximos Natais, das nossas famílias e dos profissionais de saúde", apelou a governante, sublinhando ainda que o paísnão pode "pedir mais" a quem trabalha no setor da saúde.

15h36 - Investigadores no Reino Unido admitem que Remdesivir seja eficaz. Investigadores da universidade britânica de Cambridge apontaram hoje o medicamento antiviral Remdesivir como potencialmente eficaz contra o novo coronavírus num estudo publicado na revista científica Nature Communications.

15h31 - Secretária de Estado quer Portugal fora de lista vermelha suíça. A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas considera que a Suíça não tem motivos para incluir Portugal numa lista vermelha, que a partir de hoje obriga a quarentena no regresso,e garante que está a tentar alterar a situação.

15h28 - Autoridades sanitárias em Luanda dizem que infetados fogem ao tratamento. Doentes que testaram positivo à Covid-19 estão a furtar-se a realizar o tratamento da doença, no município de Viana, arredores da cidade de Luanda, denunciaram hoje as autoridades sanitárias locais.

15h24 - Bragança cria fundo de 100 mil euros para instituições sociais. A Câmara de Bragança criou um fundo de 100 mil euros para apoiar as instituições do concelho com respostas para idosos e pessoas vulneráveis e minimizar os impactos da pandemia covid-19, divulgou hoje a autarquia.

15h19 - Google admite trabalho remoto até setembro de 2021. A empresa responsável pela Google, a Alphabet, permitirá que os colaboradores continuem a trabalhar a partir de casa até setembro de 2021 como medida para prevenir infeções de Covid-19. O The New York Times diz ter acesso a um e-mail enviado pelo CEO Sundar Pichai onde a medida foi anunciada.

15h10 - PIB da OCDE aumenta 8,1% no 3.º trimestre mas ainda aquém do pré-pandemia. O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OCDE registou uma forte recuperação no terceiro trimestre do ano, ao crescer 8,1%, mas sem atingir os níveis anteriores à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

15h00 - Rabo de Peixe com 221 casos ativos. A vila de Rabo de Peixe, no concelho Ribeira Grande, tem hoje 221 casos ativos de Covid-19, mas é esperado que nos próximos dias haja muitas recuperações da doença na freguesia açoriana. Rabo de Peixe saiu este domingo de cerca sanitária.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a pandemia, desta manhã e início de tarde de segunda-feira, em Portugal e no Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório