Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Judeus americanos celebram o Hanukkah com menos gente

Americanos de diferentes ramos do judaísmo estão a celebrar o Hanukkah (Festival das Luzes) este ano com reuniões com menos gente do que o habitual, devido à pandemia.

Covid-19: Judeus americanos celebram o Hanukkah com menos gente
Notícias ao Minuto

06:37 - 11/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Muitos judeus americanos já estão habituados a celebrações mais íntimas de um feriado centrado mais em casa do que na sinagoga, incluindo os Haredim ou as comunidades ultraortodoxas.

Mas celebrar o Hanukkah durante uma pandemia ainda representa um desafio para alguns judeus americanos, para os quais o feriado tem ganhado importância, em parte porque o seu calendário coincide com feriados não judeus, tais como o Natal.

O diretor de assuntos públicos da Agudath Israel of America, o rabino Avi Shafran, frisa que, embora a ocasião seja aproveitada habitualmente para grandes reuniões, elas não são "uma parte essencial do feriado a qualquer nível".

O recurso à tecnologia é uma solução e Shafran e a sua esposa vão celebrar via Zoom com alguns dos nove filhos e 50 netos.

O vice-presidente executivo da União Ortodoxa, rabino Moshe Hauer, também planeou ligar-se à família alargada via Zoom, além de acolher alguns familiares presencialmente. "As reuniões familiares vão ser limitadas, com ou sem a decisão do Supremo Tribunal", frisou.

"Tem havido um tremendo poder do espírito para continuar a praticar e continuar a adorar, celebrar e encontrar novas formas de celebrar", acrescentou Hauer.

O rabino Daniel Sherman, do templo Sinai, disse que tem sido mais difícil adaptar outros feriados do calendário judaico aos constrangimentos da pandemia, já que a principal celebração do Hanukkah é feita em casa.

"As pessoas estão habituadas a ter amigos e família para essas celebrações em casa e este ano o desafio é ter ainda esse espírito Hanukkah, mesmo que possa ser apenas com a sua família imediata ou sozinho", referiu Sherman.

Para a professora de estudos bíblicos e história judaica na Academia Beth Jacob, em Brooklyn, Esther Reisman, as reuniões de Hanukkah com a família alargada podem tipicamente incluir dezenas de pessoas, mas este ano pode ser apenas ela e o seu marido e consultaram um especialista em doenças infeciosas para minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus.

As férias de oito dias, que começam na quinta-feira, ao pôr-do-sol, também conhecidas como o Festival das Luzes Judaicas, honram a rededicação do Segundo Templo em Jerusalém durante o segundo século A.C., após a vitória sobre os sírios. Celebrado com a iluminação noturna da ´menorah`, calha normalmente em dezembro, por vezes no final de novembro.

O Hanukkah é mais um feriado menor em Israel, embora seja uma ocasião festiva marcada por reuniões comunitárias à luz de velas, férias escolares e o consumo de alimentos fritos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.570.398 mortos resultantes de mais de 68,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório