Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pandemia empurra mais 72 milhões de crianças para 'pobreza educativa'

O encerramento de escolas a nível mundial devido à pandemia de covid-19 arrisca afastar mais 72 milhões de alunos do ensino primário, implicando que não consigam escrever nem ler um texto quando tiverem 10 anos.

Pandemia empurra mais 72 milhões de crianças para 'pobreza educativa'
Notícias ao Minuto

15:29 - 04/12/20 por Lusa

Mundo Banco Mundial

O alerta é feito num relatório do Banco Mundial, divulgado hoje em Washington, no qual se lê que "a pandemia está a amplificar a crise de ensino global que já existia antes, e pode aumentar a percentagem de alunos em países de médio e baixo rendimento que vivem em situação de 'pobreza educativa', passando de 53 para 63%".

No documento, o Banco Mundial alerta que isto significa que "há uma geração de estudantes em risco de perder cerca de 10 biliões de dólares [mais de 8,2 biliões de euros] em rendimentos futuros, um valor equivalente a quase 10% do PIB mundial".

O relatório apresenta um conjunto de recomendações para os países, a começar pelo investimento nos sistemas de educação e nas reformas políticas, e na utilização de tecnologia.

"Sem uma ação urgente, esta geração de estudantes pode nunca atingir as suas capacidades potenciais e o máximo de rendimento, e os países perdem capital humano que é essencial para sustentar o desenvolvimento económico de longo prazo", comentou a vice-presidente do Banco Mundial para o Desenvolvimento Humano, Mamta Murthi.

"Ter mais de metade das crianças em todo o mundo em situação de pobreza educativa é inaceitável, e não podemos continuar como dantes no capítulo da educação", acrescentou a responsável, salientando que é preciso "ter uma ação ousada e visionária para que os agentes políticos em todo o mundo transformem esta crise numa oportunidade para reformar os sistemas de educação de forma a que todas as crianças possam aprender com alegria, rigor e sentido de propósito".

A pandemia de covid-19 deixou 1,6 mil milhões de alunos sem aulas em abril, e 700 milhões ainda continuam sem ir à escola, diz o Banco Mundial, pintando um cenário negro devido às consequências económicas da pandemia nas famílias.

"O impacto da contração da economia global nas famílias aumenta o risco do abandono escolar, os grupos marginalizados deverão cair ainda mais, as raparigas enfrentam riscos acrescidos de gravidez na adolescência e de casamentos precoces durante a pandemia", diz o Banco Mundial.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.507.480 mortos resultantes de mais de 65,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório