Bangladesh começa a enviar milhares de rohingya para ilha apesar de apelo

As autoridades do Bangladesh começaram hoje a enviar um primeiro grupo de mais de 1.500 refugiados rohingya para uma ilha, apesar dos apelos e críticas de grupos de direitos humanos.

policia Bangladesh

© Reuters

Lusa
04/12/2020 06:39 ‧ 04/12/2020 por Lusa

Mundo

Refugiados

Os 1.642 refugiados estavam a embarcar em sete navios navais do Bangladesh no porto de Chittagong para a viagem a Bhashan Char, segundo um funcionário, que não pôde ser identificado, porque não estava autorizado a falar aos meios de comunicação social.

A ilha, que nunca foi habitada, fica submersa regularmente pelas chuvas das monções, mas agora tem aterros de proteção contra inundações, casas, hospitais e mesquitas construídos a um custo de mais de 112 milhões de dólares (92,2 milhões de euros) pela marinha do Bangladesh.

As Nações Unidas manifestaram também preocupação, defendendo que os refugiados deveriam tomar uma "decisão livre e informada" sobre se se deveriam deslocar para a ilha na Baía de Bengala.

As instalações da ilha foram construídas para acomodar 100.000 pessoas, apenas uma fração do milhão de muçulmanos rohingya que fugiram da perseguição violenta em Myanmar e que vivem atualmente em campos de refugiados sobrelotados.

Na quinta-feira, 11 autocarros de passageiros transportando refugiados deixaram o distrito de Cox Bazar a caminho da ilha.

As autoridades não disseram como é que os refugiados foram selecionados para o realojamento.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas