Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França decreta dia de luto pela morte de Valéry Giscard d'Estaing

O Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, relembrou o seu antecessor Valéry Giscard d'Estaing dizendo que este "mudou a França" e anunciou que dia 09 de dezembro será dia de luto nacional pelo antigo chefe de Estado.

França decreta dia de luto pela morte de Valéry Giscard d'Estaing
Notícias ao Minuto

20:04 - 03/12/20 por Lusa

Mundo Giscard d'Estaing

"Sem termos sempre consciência, nós caminhamos nos seus passos. O seu mandato marcou o nosso país e as nossas vidas", disse esta noite Emmanuel Macron, numa mensagem ao país difundida na televisão.

Valéry Giscard d'Estaing, antigo Presidente francês, morreu na quarta-feira aos 94 anos devido a complicações derivadas da covid-19.

Segundo a sua família, Giscard d'Estaing não desejaria uma homenagem nacional e o seu funeral acontecerá entre familiares e amigos próximos.

No entanto, de forma a recordar o ex-chefe de Estado, Emmanuel Macron decretou que 09 de dezembro será dia de luto nacional em sua memória. 

Uma homenagem a Giscard d'Estaing está prevista para 02 de fevereiro, dia do seu aniversário, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, de forma a relembrar o seu empenho no projeto europeu.

Valéry Giscard d'Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981.

Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório