Iémen: Coligação saudita bombardeia alvos Huthis após ataque em Aramco

A coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita para o Iémen bombardeou hoje campos de rebeldes Huthis em Sanaa, quatro dias após um ataque contra instalações petrolíferas sauditas, constaram correspondentes da AFP e outras testemunhas.

iemen mapa

© iStock

Lusa
27/11/2020 14:00 ‧ 27/11/2020 por Lusa

Mundo

Conflito

Os rebeldes iemenitas, apoiados pelo Irão, dispararam na segunda-feira um míssil contra instalações da Aramco em Jeddah, a grande cidade do oeste da Arábia Saudita, causando um incêndio num reservatório de petróleo da empresa pública saudita, a primeira exportadora de petróleo do mundo.

Vários ataques aéreos da coligação visaram hoje campos militares dos Huthis em Sanaa, Amran (a norte da capital) e Hudeida, região portuária no oeste do país, segundo correspondentes da agência France Presse em Sanaa e testemunhas no local.

Não foi ainda confirmada a existência de vítimas.

"Acordámos hoje com ataques aéreos e o barulho de fortes explosões que assustaram o bairro inteiro", contou à AFP Abdelkarim al-Qudsi, 41 anos, que vive em Al-Hafa, um bairro no leste de Sanaa.

Os rebeldes controlam a capital Sanaa desde 2014 e conquistaram uma parte do norte e da zona oeste na guerra contra as forças do governo reconhecido internacionalmente, apoiado pela coligação liderada por Riade.

A guerra no Iémen já matou dezenas de milhares de pessoas, essencialmente civis, segundo organizações não-governamentais, e causou a pior crise humanitária do mundo, de acordo com a ONU.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas