Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Iémen: Coligação saudita bombardeia alvos Huthis após ataque em Aramco

A coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita para o Iémen bombardeou hoje campos de rebeldes Huthis em Sanaa, quatro dias após um ataque contra instalações petrolíferas sauditas, constaram correspondentes da AFP e outras testemunhas.

Iémen: Coligação saudita bombardeia alvos Huthis após ataque em Aramco
Notícias ao Minuto

14:00 - 27/11/20 por Lusa

Mundo Conflito

Os rebeldes iemenitas, apoiados pelo Irão, dispararam na segunda-feira um míssil contra instalações da Aramco em Jeddah, a grande cidade do oeste da Arábia Saudita, causando um incêndio num reservatório de petróleo da empresa pública saudita, a primeira exportadora de petróleo do mundo.

Vários ataques aéreos da coligação visaram hoje campos militares dos Huthis em Sanaa, Amran (a norte da capital) e Hudeida, região portuária no oeste do país, segundo correspondentes da agência France Presse em Sanaa e testemunhas no local.

Não foi ainda confirmada a existência de vítimas.

"Acordámos hoje com ataques aéreos e o barulho de fortes explosões que assustaram o bairro inteiro", contou à AFP Abdelkarim al-Qudsi, 41 anos, que vive em Al-Hafa, um bairro no leste de Sanaa.

Os rebeldes controlam a capital Sanaa desde 2014 e conquistaram uma parte do norte e da zona oeste na guerra contra as forças do governo reconhecido internacionalmente, apoiado pela coligação liderada por Riade.

A guerra no Iémen já matou dezenas de milhares de pessoas, essencialmente civis, segundo organizações não-governamentais, e causou a pior crise humanitária do mundo, de acordo com a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório