Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2021
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Jornalista invade reunião dos ministros da Defesa da UE. Eis as imagens

Daniel Verlaan conseguiu as credenciais para entrar após a ministra dos Países Baixos as ter colocado por engano no Twitter. Repórter ficou incrivelmente surpreendido.

O jornalista Daniel Verlaan da RTL Nieuws, canal dos Países Baixos, está nas bocas do mundo após ter conseguido invadir uma reunião secreta dos ministros da Defesa da União Europeia, na semana passada. O repórter obteve as credenciais necessárias para se juntar à videoconferência, realizada através da plataforma Zoom, após a ministra do seu país as ter publicado no Twitter. 

O jornalista que, conta a BBC, escreve sobre tecnologia, mostrou-se visivelmente surpreendido por ter conseguido aceder à reunião. "Sabe que está a entrar numa conferência secreta?", pergunta Joseph Borrell a Verlaan, ao aperceber-se da presença do repórter, e como mostra um vídeo posteriormente partilhado no Twitter.

O jornalista tenta justificar-se: "Sim, sim. Desculpem. Sou um jornalista dos Países Baixos. Desculpem interromper a conferência. Vou embora". 

A resposta de Borrell não se fez esperar com o responsável a dizer a Daniel Verlaan que estava a incorrer num "crime". "É melhor sair antes que a polícia chegue". 

Também a RTL Nieuws já se pronunciou sobre o caso, referindo que "conseguiu acesso a uma reunião secreta" porque a "conta de Twitter da ministra Ank Bijleveld conteve, por momentos, uma imagem com o login e parte do pin" de acesso. 

"Num par de tentativas, a RTL conseguiu adivinhar o código do encontro, porque cinco dos seis dígitos do pin eram visíveis na imagem", concluiu. 

Veja, na galeria acima, as imagens de Daniel Verlaan a invadir a cimeira. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório