Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Natal em família? Pessoas "devem fazer cálculo do risco", diz cientista

Governo britânico prometeu aliviar medidas para facilitar reuniões familiares, mas especialista apela à moderação no número de agregados familiares na mesma casa.

Natal em família? Pessoas "devem fazer cálculo do risco", diz cientista
Notícias ao Minuto

12:38 - 23/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um cientista britânico aconselhou esta segunda-feira as pessoas a fazerem "o seu próprio cálculo do risco" ao decidir se fazem ou não ajuntamentos em residências de familiares durante o período de Natal.

O professor Neil Ferguson, antigo membro do comité de aconselhamento científico para emergências (Sage), afirmou, em entrevista à BBC Radio 5 Live, que "a opção mais segura" seria permitir na mesma casa moradores de apenas até três lares diferentes.

A adoção deste sistema, indicou, permitiria "algum descréscimo no risco" de transmissão, causando talvez entre 20 a 25% de aumento de novos casos, um impacto muito menor do que se as pessoas optarem por se encontrar sem restrições algumas, onde "toda a gente pode encontrar toda a gente".

Ainda assim, o cientista apelou às pessoas para que calculem o risco das suas situações específicas - se, por exemplo, vão a casa de alguém onde está uma pessoa mais velha ou mais vulnerável, optando antes por não o fazer.

Recorde-se que, este domingo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, indicou que vai aliviar as medidas restritivas de combate à pandemia no Natal para facilitar as reuniões familiares. Trata-se de um esforço para que as pessoas possam "ver os seus entes queridos no Natal", mas deixando claro que "esta não será uma época festiva normal".

Leia Também: AO MINUTO: Decreto retificado. "Vacina ainda não será o fim", avisa Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório