Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Macedónia do Norte declara o Estado de Emergência

A Macedónia do Norte vai instaurar o estado de emergência para tentar travar a propagação galopante da pandemia de covid-19 no país, anunciou hoje o primeiro-ministro norte-macedónio, Zoran Zaev.

Macedónia do Norte declara o Estado de Emergência
Notícias ao Minuto

18:25 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A medida, que deverá ser aprovada sexta-feira, dá ao Governo poderes acrescidos e permitirá envolver o Exército, as empresas públicas e os hospitais privados na luta contra o novo coronavírus.

O pequeno Estado dos Balcãs, de cerca de dois milhões de habitantes, figura entre os dez países europeus com maior taxa de mortalidade em relação à população, segundo cálculos feitos pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

A Macedónia do Norte conta atualmente com mais de 19.000 casos ativos de covid-19.

Até quarta-feira, a Macedónia do Norte contabilizou no total mais de 50 mil casos (mais de 1.400 num só dia), doença associada a cerca de 1.400 óbitos.

As camas hospitalares estão à beira da rutura e grande parte do pessoal médico está exausto.

"Os números e os outros dados demonstram a necessidade de gerir melhor todas as capacidades hospitalares, quer materiais quer humanas", declarou o chefe do executivo de Skopje.

Segundo o ministro da Saúde norte-macedónio, Venko Filipce, o estado de emergência deverá vigorar, inicialmente, por um período de 30 dias e os hospitais e clínicas privadas terão de abrir as portas a doentes infetados pelo novo coronavírus.

Há poucos dias, Filipce disse que só existia cerca de uma centena de camas hospitalares livres.

"Está a ser cada vez mais difícil", desabafou.

Com as novas medidas, o uso de máscara é obrigatório no exterior e os restaurantes vão encerrar às 21:00 locais.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório