Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataque suicida em Mogadíscio mata pelo menos seis pessoas

Pelo menos seis pessoas foram mortas e oito ficaram feridas num ataque suicida levado a cabo hoje num restaurante em Mogadíscio, capital da Somália, de acordo com fontes de segurança naquele país do Corno de África.

Ataque suicida em Mogadíscio mata pelo menos seis pessoas
Notícias ao Minuto

18:28 - 17/11/20 por Lusa

Mundo Somália

"Houve uma explosão num restaurante perto da academia de polícia, com seis mortos confirmados até agora", anunciou o porta-voz da polícia somali, Sadiq Aden Ali, citado pelo Halbeeg News, um órgão de comunicação local.

Aden Ali indicou ainda que o atacante, que também morreu, usou um colete de explosivos.

Segundo uma rádio local, a Dalsan, o alvo do ataque era a academia de polícia, liderada pelo general Mohamed Gelle Kahiye, antigo chefe de Estado-Maior somali, nas proximidades do restaurante onde o kamikaze se fez explodir.

Até agora, nenhum grupo terrorista reivindicou a responsabilidade pela ação, mas o porta-voz da polícia somali indicou que o atacante era membro do grupo extremista islâmico al-Shabab, de acordo com o 'site' local de informação Sonna.

Mogadíscio é palco de ataques frequentes da al-Shabab, afiliada desde 2012 à rede terrorista Al-Qaida, que controla as áreas rurais no centro e sul da Somália.

O massacre mais sangrento ocorreu em outubro de 2017, quando a explosão de dois camiões-bomba na capital somali matou mais de 500 pessoas, embora a al-Shabab nunca tenha reconhecido oficialmente a responsabilidade por este ataque.

A Somália encontra-se em estado de guerra e mergulhada no caos desde 1991, ano em que o ex-ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem governo e nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório