Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trump sobre vacinas. "Estas grandes descobertas aconteceram comigo aqui"

Donald Trump recorreu esta segunda-feira ao Twitter para elogiar as novidades sobre a vacina da Moderna, reclamando para si parte dos louros. Deixou ainda uma crítica à imprensa por não dar destaque suficiente à segunda vaga nos países europeus.

Trump sobre vacinas. "Estas grandes descobertas aconteceram comigo aqui"
Notícias ao Minuto

17:33 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Donald Trump

"Mais uma vacina anunciada. Desta vez da Moderna, 95% de eficácia. Para aqueles grandes 'historiadores', por favor lembrem-se que estas grandes descobertas, que vão acabar com a praga da China, aconteceram todas comigo aqui", escreveu Donald Trump, esta segunda-feira, através do seu perfil de Twitter, referindo-se ao facto de estar na presidência quando as farmacêuticas anunciam grandes desenvolvimentos em relação a uma vacina contra o novo coronavírus.

O presidente cessante referia-se, hoje, à empresa de biotecnologia Moderna, que revelou dados provisórios que indicam que a sua vacina contra a Covid-19 tem uma eficácia de 94,5% na redução do risco de contrair a doença.

Uma notícia que surge uma semana depois de a farmacêutica Pfizer ter anunciado que a sua candidata revelou uma eficácia de 90%, também de acordo com dados provisórios. 

Trump, que perdeu as eleições presidenciais para Joe Biden e tem, desde então, encetado uma campanha incessante de alegações de fraude eleitoral, tenta reclamar a sua parte de responsabilidade na descoberta de uma cura para a doença, causada por um vírus cuja gravidade a sua administração tentou várias vezes menorizar.

O líder republicano deixou, também, uma crítica à imprensa por não dar mais destaque à segunda vaga que ocorre em vários países europeus. "Países europeus infelizmente espezinhados pelo vírus da China. A comunicação 'fake news' não gosta de noticiar isto", escreveu, numa tentativa de colocar o foco na evolução da pandemia noutros países, quando os Estados Unidos voltaram a reportar mais de 100 mil casos diários desde o dia 4 de novembro (com exceção de dia 9, em que foram notificados 75 mil casos).

Os Estados Unidos alcançaram no domingo mais de 11 milhões de casos de Covid-19 e 246.108 mortos, indicou uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório