Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Joe Biden diz que "nada irá parar" a sua chegada à presidência dos EUA

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que "nada irá parar" a sua chegada à administração da Casa Branca e que a transição de poder está "bem encaminhada".

Joe Biden diz que "nada irá parar" a sua chegada à presidência dos EUA

Falando aos jornalistas em Wilmington, Delaware, Joe Biden considerou que a atitude do Presidente em exercício, Donald Trump, em não reconhecer a derrota "em nada altera a dinâmica" do que está planeado para a transição no cargo.

O democrata afirmou ainda que não vê qualquer necessidade em apresentar uma ação legal para forçar Donald Trump a reconhecê-lo oficialmente como o 46.º Presidente dos Estados Unidos.

A tomada de posse está marcada para 20 de janeiro, mas segundo a Associated Press, o processo formal de transição ainda não começou, porque estão ainda em curso ações legais interpostas por Trump a contestar os resultados eleitorais em alguns estados.

Enquanto Joe Biden não for declarado, administrativamente, vencedor das eleições presidenciais, a equipa dele não pode ter acesso nem a fundos federais nem às entidades oficiais para executar a dita "transição suave de poder", escreve a agência noticiosa.

Questionado hoje em Wilmington sobre o que diria hoje a Donald Trump, Biden respondeu: "Senhor Presidente, gostaria de falar consigo".

Estas declarações acontecem no dia em que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, recusou reconhecer a vitória de Joe Biden e prometeu uma "transição pacífica" para um segundo mandato do Presidente em exercício, Donald Trump.

"Vamos contar todos os votos", disse Pompeo, durante uma conferência de imprensa, garantindo que os líderes de todo o mundo estão cientes de que se trata de um "processo legal", que "demora tempo", referindo-se às recontagens de votos e às queixas apresentadas pelos republicanos sobre os resultados eleitorais em vários estados.

Pompeo demonstrou estar em sintonia com a posição de Donald Trump, que tem utilizado a sua conta pessoal na rede social Twitter para dizer que venceu as eleições e que a candidatura de Joe Biden e os democratas estão a tentar reclamar vitória indevidamente, com recurso a "fraude eleitoral".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório