Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Biden faz primeira declaração: "Este é o tempo de curar na América"

Joe Biden fez a primeira declaração como Presidente eleito dos Estados Unidos. "Sempre acreditei que podíamos definir a América numa palavra: possibilidades", advogou o presidente eleito, acrescentando que "na América todos devem ter a oportunidade de ir tão longe quanto os seus sonhos".

Biden faz primeira declaração: "Este é o tempo de curar na América"
Notícias ao Minuto

01:39 - 08/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Joe Biden

Joe Biden fez, esta madrugada em Portugal, a primeira declaração como Presidente eleito dos Estados Unidos, onde afirmou que "as pessoas do país falaram e nos deram uma vitória clara, uma vitória convincente", destacando que teve 74 milhões de votos, a maior votação de sempre.

"Estou agradecido pela confiança que depositaram em mim. A América é sobre pessoas e será essa a chave da nossa presidência: fazer com que a América seja de novo respeitada em todo o mundo", prometeu Biden

O presidente eleito reiterou que "é o marido da Jill" e que não estaria aqui sem o "apoio incansável" da mulher e da família: "A Jill vai ser uma primeira-dama incrível, estou muito orgulhoso dela"

Joe Biden disse ainda estar "orgulhoso da campanha" que fez na corrida à Casa Branca. "Quero que esta campanha represente a América".

Prometeu ser um chefe de Estado "que não procura dividir, mas sim unir, que não vê estados vermelhos ou azuis, mas apenas os Estados Unidos". "Vou trabalhar tanto para os que não votaram em mim como nos para os que votaram", garantiu.

"Compreendo a desilusão de todos os que votaram em Trump, eu próprio perdi algumas vezes. Mas vamos dar-nos uma oportunidade. Temos de colocar de lado a retórica dura, baixar a temperatura. Temos de deixar de tratar os nossos oponentes como nossos inimigos. Não são nossos inimigos. São americanos", disse, deixando uma palavra aos que votaram no candidato Republicano. "Este é o tempo de curar na América", reiterou.

Houve também nesta primeira declaração uma palavra sobre a Covid-19: "Não olharei a esforços para conter esta pandemia". Sublinhando que essa será a sua primeira tarefa, Biden disse que essa é a única forma de voltar a uma vida normal e anunciou a criação de um grupo de cientistas de topo e especialistas para ajudarem a definir o plano de ação que entrará em vigor em 20 de janeiro, quando Biden e Harris tomam posse.

"Se decidimos não cooperar, podemos decidir cooperar outra vez. E o povo quer que cooperemos outra vez", acrescentou. "Estamos num momento de viragem na América. Construir uma nação de prosperidade e propósito. Há muito que falo na batalha pela alma da América, e queremos restaurá-la", frisou.

"Sempre acreditei que podíamos definir a América numa palavra: possibilidades", advogou Joe Biden, acrescentando que "na América todos devem ter a oportunidade de ir tão longe quanto os seus sonhos". "Acredito nas possibilidades deste país, uma América mais justa. Que cura doenças como o cancro e o Alzheimer. Acredito numa América que não deixa ninguém para trás, que nunca desiste". 

O presidente eleito fez também um apelo ao povo para a união: "Sejamos a nação que sabemos que conseguimos ser. Nunca houve nada que tivéssemos tentado e não tivéssemos conseguido quando o fazemos juntos".

Ao fim de 47 anos de carreira na política norte-americana, Joe Biden alcançou hoje o cargo mais alto de uma nação profundamente dividida. Chegou à nomeação presidencial pelos democratas em 2020 depois de duas tentativas falhadas no passado, uma em 1988 e outra em 2008.

Joe Biden foi o candidato mais velho de sempre e é o mais velho de sempre a alcançar a Presidência dos Estados Unidos, com 77 anos, oito dos quais foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017).

O seu extenso currículo na política, onde entrou com apenas 30 anos, é em simultâneo uma vantagem, pela experiência e histórico que acumulou, e uma desvantagem, pela noção de que teve muito tempo para fazer mudanças que ainda não foram concretizadas.

Da lista de propostas da sua campanha fizeram parte a gratuidade dos testes para a Covid-19, a legalização dos emigrantes 'dreamers', as baixas remuneradas de parentalidade ou doença e o aumento do salário mínimo para 15 dólares (12,8 euros) à hora, mais do dobro dos atuais 7,25 dólares.

Defendeu ainda a extensão da cobertura dos serviços de saúde, e o aumento, para 39,6%, do imposto cobrado aos cidadãos com mais rendimentos.

Com uma carreira repleta de gafes e posições que foram evoluindo, Biden ocupou sempre um lugar no centro moderado do partido Democrata, tendo sido essa a bandeira que desfraldou na sua campanha pela nomeação, em 2019. 

Nascido na Pensilvânia em 1942, no seio de uma família católica, Biden adotou Delaware como sua casa quando se mudou para lá com a família em 1953.

Antes disso, um jovem Biden formado em História e Ciência Política na Universidade de Delaware e depois em Direito na Universidade de Syracuse tinha exercido advocacia durante três anos. Já nessa altura a sua ambição era chegar à Presidência.

Mas o seu percurso profissional foi afetado pela tragédia pessoal, quando a então sua mulher, Neilia Hunter, e a filha de um ano morreram num acidente de automóvel, apenas semanas após a eleição para o Senado. Os outros dois filhos, Beau e Hunter, ficaram feridos, mas sobreviveram.

Cinco anos depois, Joe Biden casou com Jill Jacobs e o casal teve uma filha em 1981, o que permitiu ao político recuperar a estabilidade pessoal.

Condecorado em 2017 com a Medalha Presidencial da Liberdade, com Distinção, o maior grau de distinção civil, é responsável pela criação da Fundação Biden, o Centro Biden de Diplomacia da Universidade de Pensilvânia, a Iniciativa Biden para o Cancro e o Instituto Biden da Universidade de Delaware.

Várias destas iniciativas estão ligadas a outra tragédia pessoal, depois de o seu filho mais velho, Beau, ter morrido de cancro no cérebro em 2015, aos 45 anos. O próprio Biden sofreu dois aneurismas nos anos 1980 e teve de ser operado ao cérebro.

Devido à sua idade, questões em torno da longevidade e saúde de Joe Biden foram levantadas na campanha, apesar de se terem esbatido depois de o Presidente Donald Trump ter ficado infetado por Covid-19. Para contrariar estes ataques, o candidato democrata prometeu ser "totalmente transparente" quando à sua condição de saúde se fosse eleito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório