Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Argélia retoma grande oração muçulmana de sexta-feira

Os argelinos retomaram a grande oração muçulmana de sexta-feira após oito meses de proibição devido à pandemia da covid-19, enquanto o número de novas contaminações continua a aumentar em todo o país magrebino.

Argélia retoma grande oração muçulmana de sexta-feira
Notícias ao Minuto

17:24 - 06/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

À semelhança de outros locais de culto, a temperatura dos fiéis foi medida à entrada da mesquita, enquanto o distanciamento social e o uso de máscara, obrigatório desde 24 de maio, permanecem em vigor, referiu a agência noticiosa AFP.

Cada pessoa deverá transportar o seu próprio tapete de oração, e em caso contrário será fornecido um tapete descartável.

"Estávamos tristes sem a oração de sexta-feira", disse à AFP frente à mesquita Bachir el Ibrahimi em Bordj El Bahri, arredores de Argel, Boualam Hamdiat, 75 anos.

"As coisas estão bem organizadas, o distanciamento foi respeitado, graças a Deus, rezámos sem problemas", assentiu Omar Harem, 60 anos.

Para este reformado, as medidas tomadas nesta mesquita deveriam ser aplicadas com a mesma diligência em toda a parte, "em particular nos cafés e no trabalho".

Entre os locais de culto abertos no dia de hoje, a Grande Mesquita de Argel, a terceira maior do mundo, acolheu a sua primeira oração de sexta-feira com a participação de 10.000 fiéis, mais de uma semana após a sua inauguração, de acordo com imagens difundidas por diversas cadeias televisivas locais.

A Argélia reabriu em meados de agosto e de forma progressiva as mesquitas com uma capacidade para mais de 1.000 fiéis, após um recuo dos números da pandemia.

No entanto, e após várias semanas de recuperação das infeções num país onde as fronteiras permanecem fechadas, a tendência é de novo para um aumento, e os especialistas admitem o início de uma segunda vaga.

Os dados oficiais indicam que desde fevereiro foram registados no total cerca de 61.000 casos, incluindo 2.024 mortos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório