Biografia de Che retrata o "sofrimento" do homem que escolheu a guerrilha

Lucía Álvarez Toledo autora do livro ‘A História de Che Guevara’ que vai ser publicado na Argentina defende que, ao contrário da imagem que se popularizou, o revolucionário argentino viveu "um profundo sofrimento".

Notícia

© Lusa

Lusa
23/10/2012 13:58 ‧ 23/10/2012 por Lusa

Mundo

Livros

A autora do livro que se publica na altura em que se assinalam os 45 anos sobre a morte de Che Guevara afirma ter dados da infância e da juventude do revolucionário sul-americano que lhe permitiram escrever uma biografia que "oferece uma imagem mais aproximada e mais íntima".

"Este personagem é muito conhecido pela sua gesta guerrilheira mas eu queria dar a conhecer outros aspectos da personalidade dele que nunca foram destacados porque ficamos sempre presos aos assuntos relacionados com a guerrilha, o marxismo e a luta armada", explica a autora argentina, residente em Londres, em entrevista à agência EFE.

"Descobri o sofrimento deste homem. Ele tinha uma missão, tinha uma ideia do que tinha que fazer. Fez uma escolha e escolheu a luta armada", diz Lucía Toledo.

Apesar de na juventude Ernesto Guevara ter lido Gandhi, "compreendeu muito cedo que o problema dos latino-americanos só podia ser resolvido através da luta armada", afirma a escritora.

"Toda a gente acredita que quando tomou a decisão passou a usar uma boina e partiu pelos caminhos do mundo, mas não foi assim: sofreu muito por ter feito essa escolha, mas o sofrimento não foi registado nem compreendido", sublinha a biógrafa de Che Guevara.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas