Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Senegal contradiz OIM e diz que naufrágio recente fez 6 mortos e não 140

O Governo do Senegal refutou como "infundadas" informações da Organização Internacional das Migrações (OIM) sobre a morte de 140 pessoas num recente naufrágio ao largo do país e assegurou que apenas foram recuperados seis cadáveres.

Senegal contradiz OIM e diz que naufrágio recente fez 6 mortos e não 140
Notícias ao Minuto

12:06 - 31/10/20 por Lusa

Mundo Senegal

"Até hoje [sexta-feira], os serviços competentes do Estado recuperaram seis cadáveres, resgatados da água por um navio privado na noite de quarta-feira 28 para quinta-feira 29 de outubro de 2020", lê-se no comunicado.

O texto acrescenta que, em dois outros naufrágios recentes, ocorridos em 22 e em 26 de outubro, não se registaram mortes.

"No total, 328 pessoas foram salvas por navios privados, a Marinha senegalesa e a Marinha espanhola integrada na [agência europeia] Frontex", afirma o Ministério do Interior.

Na quinta-feira, a OIM, a agência da ONU para as Migrações, anunciou que, pelo menos, 140 pessoas tinham morrido no naufrágio de uma embarcação com 200 pessoas ao largo do Senegal, na sexta-feira anterior.

Segundo a OIM, a embarcação tinha como destino as ilhas Canárias e levava a bordo pessoas que pretendiam entrar ilegalmente naquele território espanhol, tendo o naufrágio sido o mais grave acidente deste tipo em 2020.

"Até hoje continuam a ser encontrados corpos [...] ao fim de vários dias, podemos concluir que as pessoas já não estão vivas", disse à agência EFE o chefe da missão da OIM no Senegal, Bakari Doumbia, na quinta-feira.

Embora dando sempre números inferiores aos da OIM, o Governo do Senegal admitiu esta semana preocupação com "o aumento da imigração clandestina por mar".

Segundo a OIM, só em setembro, 14 embarcações partiram do Senegal com um total de 663 migrantes a bordo em direção às ilhas Canárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório