Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 50 migrantes mortos após avaria em barco ao largo da Mauritânia

Mais de 50 migrantes subsaarianos morreram depois da embarcação em que seguiam ter avariado e ficado à deriva ao largo da Mauritânia, no oceano Atlântico, informaram hoje as autoridades mauritanas.

Mais de 50 migrantes mortos após avaria em barco ao largo da Mauritânia
Notícias ao Minuto

20:06 - 29/10/20 por Lusa

Mundo Migrações

Citadas pela agência espanhola EFE, as mesmas fontes precisaram que a embarcação, de características precárias, avariou quando fazia a travessia entre o Senegal e as ilhas Canárias (Espanha).

As autoridades locais recolheram estas informações a partir dos testemunhos de outros migrantes que também estavam a bordo da mesma embarcação e que foram resgatados pela guarda costeira mauritana.

Os migrantes resgatados foram levados para terra para Nuadibú, a cidade mais importante do norte do país.

Segundo o relato dos sobreviventes, a embarcação zarpou do Senegal há duas semanas com 80 pessoas a bordo.

A dado momento da viagem, a embarcação avariou-se em alto mar.

Um a um, os migrantes lançaram-se ao mar, numa tentativa de alcançar terra e de procurar ajuda, mas os esforços acabaram por ser fatais para uma grande maioria.

No final, apenas 27 migrantes permaneceram na embarcação.

Este caso é relatado no mesmo dia em que é conhecido outro naufrágio marcado pela morte de outros cerca de 140 migrantes, incidente que a Organização Internacional para as Migrações (OIM) já classificou como o mais mortífero naufrágio registado este ano.

Este naufrágio ocorreu na passada sexta-feira nas águas do Senegal após uma eventual explosão no motor da embarcação, segundo a OIM.

Esta semana, as autoridades da Mauritânia resgataram duas outras embarcações que estavam igualmente à deriva perto das suas águas territoriais.

No total, a bordo destas duas embarcações estavam cerca de 300 migrantes que tinham saído do Senegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório