Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Caça da força aérea de Taiwan despenha-se e provoca a morte a piloto

Um caça F-5E da força aérea de Taiwan despenhou-se hoje durante uma missão de treino, provocando a morte do piloto, informou o Ministério da Defesa.

Caça da força aérea de Taiwan despenha-se e provoca a morte a piloto
Notícias ao Minuto

07:07 - 29/10/20 por Lusa

Mundo Militar

O avião caiu no oceano Pacífico, ao largo de Taitung, menos de dois minutos após a descolagem da Base da Força Aérea de Chihhang.

O piloto ejetou-se mas foi declarado morto cerca de uma hora depois de ter sido transportado para um hospital em terra.

A causa do acidente permanece desconhecida, mas o incidente levanta questões sobre o envelhecimento da frota da força aérea da ilha, numa altura em que esta enfrenta ameaças crescentes da China.

Segundo Taipé, em outubro "pelo menos 19 aeronaves militares chinesas entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ)", enquanto em setembro "caças J-16 chineses cruzaram a linha média do Estreito de Taiwan ou entraram no ADIZ de Taiwan".

O F-5E data do início da década de 1970, mas foi submetido a numerosas atualizações. Taiwan fechou recentemente um contrato de compra maciça de 66 caças F-16 de nova geração.

Os EUA anunciaram na segunda-feira uma nova venda de armas a Taiwan, por um valor estimado em 2,4 mil milhões de dólares (2,03 milhões de euros), enquanto Pequim protestou contra a venda.

China e Taiwan separaram-se em 1949, depois de as forças nacionalistas terem fugido para a ilha, após a derrota na guerra civil chinesa contra os comunistas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório