Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19 deixa quase 10,5 milhões de espanhóis confinados

Cerca de 22% da população espanhola está impedida de sair das suas regiões.

Covid-19 deixa quase 10,5 milhões de espanhóis confinados
Notícias ao Minuto

18:52 - 28/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

Espanha voltou a decretar no domingo o Estado de Emergência, ainda que com algumas modificações face ao primeiro, que vigorou até junho. Desde o dia 25 de outubro, após aprovação em Conselho de Ministros, as comunidades autónomas têm autoridade para decretar o confinamento, seja a nível local ou em toda a comunidade.

O País Basco, La Rioja, Navarra, Astúrias, Murcia e Aragão foram algumas das comunidades que já aplicaram a restrição a nível regional, impedindo quase sete milhões de pessoas de entrar e sair da região, reporta o ABC.

A somar aos confinamentos locais, que vigoram em 383 municípios de todo o território espanhol, cerca de 10,4 milhões de pessoas são afetadas pelas medidas, 22% da população total do país.

O Estado de Emergência agora decretado em Espanha será muito mais "suave" do que o de março, contudo, irá durar mais tempo.

Desta vez, a medida visa sobretudo aplicar o confinamento noturno entre as 23h00 e as 06h00 - também definido como recolher obrigatório - que a maioria das comunidades espanholas defende, de forma a estagnar a segunda vaga de contágios o mais rápido possível e chegar ao Natal com números mais controlados.

Leia Também: AO MINUTO: Equipas de saúde pública reforçadas; Novo máximo em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório