Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PM indigitada da Sérvia garante ser pró-europeia e laços à Rússia e China

A primeira-ministra indigitada da Sérvia, Ana Brnabic, garantiu hoje que vai ser pró-europeia e que vai manter as relações de "amizade" com a Rússia e a China.

PM indigitada da Sérvia garante ser pró-europeia e laços à Rússia e China
Notícias ao Minuto

15:51 - 28/10/20 por Lusa

Mundo Sérvia

Ana Brnabic discursava no Parlamento sérvio, que terá de aprovar o novo Governo do país, dominado por aliados do autocrático Presidente Aleksander Vucic.

A chefe do executivo indigitada, que já liderara o anterior Governo, disse que a principal tarefa é acelerar o "processo de integração europeia", adotando reformas democráticas e do Estado de Direito, em linha com os requisitos exigidos pela União Europeia (UE)

Apesar de ter pedido oficialmente a adesão aos 27, a Sérvia tem vindo a reforçar os laços económicos, políticos e militares com a Rússia e com a China.

O Partido Progressista Sérvio, liderado por Vucic, venceu a votação parlamentar de 21 de junho, boicotada por vários dos principais partidos da oposição.

Os "Progressistas" conquistaram 188 dos 250 assentos parlamentares, com os restantes deputados a serem divididos por aliados de Vucic e por grupos minoritários.

O boicote da oposição deveu-se, argumentou-se, à falta de condições para uma votação livre e justa e por constituir um perigo para a saúde pública no meio da pandemia de covid-19.

Hoje, os principais partidos da oposição denunciaram que o novo governo, de 21 ministros - quase metade deles mulheres -, não é legítimo porque é o resultado de eleições "fraudulentas".

Ainda antes de o novo Governo ser formado, Vucic anunciou que irão realizar-se eleições legislativas antecipadas em abril de 2022.

Analistas acreditam que a decisão é o resultado da pressão da UE, cujas autoridades expressaram preocupação por terem dúvidas sobre se a votação de junho foi livre e justa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório