Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia e Bielorrúsia em manobras antiterroristas após renúncia da Sérvia

A Rússia anunciou hoje que continuará com as manobras antiterroristas 'Fraternidade Eslava' com a Bielorrússia, apesar da renúncia de última hora da Sérvia, pressionada pelo ocidente.

Rússia e Bielorrúsia em manobras antiterroristas após renúncia da Sérvia
Notícias ao Minuto

13:37 - 13/09/20 por Lusa

Mundo Rússia

"São exercícios antiterroristas e não são dirigidos contra nenhum país", afirmou hoje o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Mais de 800 soldados dos dois países vão participar em exercícios, entre 14 e 25 de setembro na cordilheira de Bretski, território da Bielorrússia.

Para evitar suspeitas sobre um possível desdobramento russo na ex-república soviética, o comunicado militar enfatiza que as tropas russas retornam às bases no final das manobras.

As manobras decorrem desde 2015 e no ano passado tiveram lugar no território da Sérvia, que cabou por recuar por "forte e imerecida pressão da União Europeia", segundo o ministro da Defesa, Aleksandar Vulin.

Os exercícios estão previstos para começarem no momento em que o Presidente bielorrusso Alexandr Lukashenko viaja para Sochi (Mar Negro) na segunda-feira para se encontrar com o homólogo russo, Vladimir Putin, que prometeu enviar-lhe forças policiais se necessário.

No sábado à noite, o ministro da Defesa da Bielorrússia, Victor Jrenin, anunciou a retirada das tropas posicionadas na região de Grodno, na fronteira com a Polónia e a Lituânia.

Os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países vizinhos da Bielorrússia rejeitaram a recente vitória eleitoral de Lukashenko e condenaram a repressão policial, exortando Minsk a estabelecer um diálogo com a oposição.

A Sérvia, até agora com boas relações com o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, juntou-se na quinta-feira à União Europeia (UE) anunciando não reconhecer os resultados das eleições e criticando a repressão das manifestações pacíficas naquele país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório