Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

UNESCO, OMS e CERN apelam ao acesso universal à ciência

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN na sigla em inglês) lançam hoje um apelo conjunto para a ciência aberta, com o objetivo de tornar a ciência mais acessível.

UNESCO, OMS e CERN apelam ao acesso universal à ciência
Notícias ao Minuto

14:13 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Ciência

Através deste apelo, as instituições pretendem incitar a comunidade internacional a adotar pedidas para permitir o acesso universal ao progresso científico.

"Uma crise como a pandemia da covid-19 demonstra a necessidade urgente de fortalecer a cooperação científica e garantir o direito fundamental ao acesso universal ao progresso científico e às suas aplicações", lê-se numa nota publicada no 'site' da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além da UNESCO, do lado da ONU o apelo parte também da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O objetivo do movimento da "ciência aberta" é tornar a ciência mais acessível, transparente e eficaz, através, por exemplo, do acesso gratuito a publicações científicas, dados e infraestrutura, e a tecnologias (como testes ou vacinas), 'software' e recursos educacionais abertos.

O movimento também pretende promover a confiança na ciência, numa altura em que abundam os rumores e as informações falsas, nota a UNESCO.

No lançamento deste apelo, que acontece hoje ao início da tarde a partir do Palácio das Nações em Genebra, vão estar presentes a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e a diretora-geral do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), Fabiola Gianotti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório